Análise Bibliométrica da Produção Científica Nacional Sobre Greenwashing entre 2016 e 2020 relacionados com a classificação de periódicos de 2016 nas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 273


Certificado de participação:
Certificado de Esdras Da Silva Costa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Esdras Da Silva Costa

ABSTRACT
A presente pesquisa identifica e analisa as características da produção científica nacional sobre a temática greenwashing entre os anos de 2016 e 2020 por meio da técnica de Análise Bibliométrica com base em material científico já publicado para a descrição a análise dos dados. A pesquisa possui abordagem qualitativa e seu tipo de pesquisa está caracterizada como descritiva, por meio de um levantamento do atual estado da arte sobre o termo greenwashing fazendo uso da bibliometria, afim de disseminar e descrever o conhecimento adquirido na área de ACT. Enquanto resultados a pesquisa proporcionou ampliar as discussões sobre a temática greenwashing. Suas contribuições de cunho gerencial sugestionam para que o meio empresarial repense sobre o seu comportamento, adotando estratégias que não resultem em uma prática de maquilagem verde. Tendo em vista a concepção acadêmica em observar que, tal prática (lavagem verde) é utilizada como uma estratégia de marketing, a fim de divulgar uma suposta minimização dos impactos ambientais gerados pela produção de “n” produtos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tais Pasquotto Andreoli 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo, com temática super pertinente. Desacredito que não fui convidada para participar, tampouco referenciada no trabalho!!! Seria interessante levantar eventuais lacunas de pesquisa, visto que a análise bibliométrica se preocupa em não só mapear, mas consolidar a literatura investigada, indicando caminhos futuros. Traíra, mas parabéns!

Foto do Usuário Suzana Virgínia Da Costa Regis 09-02-2021 09:50:35

Parabéns duplo por ter escrito sozinho um trabalho como esse. Só senti falta da definição de ACT.

Foto do Usuário Tamires Silva Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Temática interessante e inovadora abordada pelos autores! Algumas sugestões que podem contribuir com o trabalho: Referente ao uso do termo “estado da arte” presente no resumo seria pertinente repensar a sua utilização, pois dá a entender ao leitor que representa todo o período de publicações sobre greenwashing, no entanto a análise efetuada no artigo compreende um período específico de tempo: 2015 a 2020. Nesse sentido, também seria pertinente apresentar os critérios para a definição do período de tempo e clarificar os critérios utilizados para a definição dos periódicos e revistas analisados no artigo. A realização de um estudo bibliométrico de um tema recente na literatura como greenwashing, realmente agrega valor à literatura, por proporcionar um panorama geral esse escopo de pesquisa. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.