artigos
Convibra Conference - AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE O URBANO E O RURAL: O CASO DOS AGRICULTORES FAMILIARES FEIRANTES DE IGREJINHA/RS
AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE O URBANO E O RURAL: O CASO DOS AGRICULTORES FAMILIARES FEIRANTES DE IGREJINHA/RS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 17


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alexandre Aloys Matte Junior , Jorge Luiz Amaral De Moraes , Darlã De Alves

ABSTRACT
A temática deste artigo é a relação do urbano com o rural, apresentando um estudo de caso sobre essa relação no município de Igrejinha/RS, grande produtor calçadista. O objetivo principal é analisar os efeitos das mudanças nas organizações produtivas urbanas sobre as características da produção e comercialização de produtos agrícolas e sobre o nível de renda dos agricultores familiares do município. O trabalho é um estudo de caso, amparado por uma revisão bibliográfica, buscando dar sustentação ao tema, e, posteriormente, por uma pesquisa documental realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na Prefeitura Municipal de Igrejinha, além da aplicação de um questionário para 12 produtores rurais participantes da Feira do Produtor, que comercializam seus produtos com a população local de Igrejinha, em vários pontos da cidade. Os resultados apontam a predominância de sistemas de produção de base familiar, contando com propriedades médias de nove hectares. Verificou-se que há uma grande variedade de cultivos, mas predominando a olericultura. Ainda, através da aplicação dos questionários, evidenciou-se a influência direta do meio urbano sobre o rural no município, impactando de forma determinante o nível de produção e renda dos pequenos agricultores. Por sua vez, estes são obrigados a elaborar diferentes estratégias para viabilizar a continuidade de sua produção, como a redução de preços e a diversificação, visando o aumento da competitividade, e a diminuição da produção, buscando evitar eventuais sobras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cristiano Nunes Nesi 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante e adequadamente abordado. Certamente enriquecerá as discussões sobre o tema.

Foto do Usuário Laisa De Souza Gois 09-02-2021 12:50:35

Bom trabalho, bem estruturado certamente enriquecerá as discussões sobre o tema.

Foto do Usuário Rannaiany Teixeira Manso 09-02-2021 12:50:35

O trabalho possui uma ótima estrutura e aborta um tema pertinente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.