artigos
Convibra Conference - DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE NITROGÊNIO PELO ÍNDICE DE NITRATO NA SEIVA PARA CULTIVARES DE CEBOLA
DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE NITROGÊNIO PELO ÍNDICE DE NITRATO NA SEIVA PARA CULTIVARES DE CEBOLA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 121


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Volnei Pauletti , Claudinei Kurtz

ABSTRACT
O objetivo do trabalho foi de avaliar o diagnóstico do estado de nitrogênio por meio da técnica de diagnose em tempo real com o medidor portátil de nitrato na seiva e verificar a possibilidade de definir o nível de suficiência de N em cebola através deste método. Foram conduzidos dois experimentos de campo, nas safras 2012/13 e 2013/14 na Estação Experimental da EPAGRI no município de Ituporanga, SC. O delineamento experimental foi em parcelas subdivididas com blocos completamente casualizados, com duas cultivares na parcela (Bola Precoce e Crioula) e cinco doses de N nas subparcelas (0, 60, 120, 180 e 240 kg ha-1) e quatro repetições. Foram avaliados o teor de nitrato na seiva na folha mais jovem totalmente expandida (FJTE) em intervalo aproximado de 20 dias em três épocas na safra 2012/13 (105, 132 e 153 dias após a semeadura - DAS) e cinco épocas na safra 2013/14 (85, 105, 125, 145 e 160 DAS). Houve relação direta entre teor NO3- na FJTE e as doses de N adicionadas ao solo para ambas as cultivares de cebola e safras. Desse modo a determinação do NO3- nas folhas pode ser usado na determinação do estado de N e na definição da suficiência de N na cultura da cebola. 
Palavras-chave: Allium cepa L. Adubação nitrogenada. Nutrição. Diagnose nutricional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Adorei o tema proposto. Att Fábio Adoraria se avaliasse o meu na linha de bioecologia. Saudações

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho. Principalmente no que diz respeito a nutrição de plantas. Hoje em termos de monitoramento nutricional é muito mais interessante avaliar a planta ao invés do solo, e quando o monitoramento é feito em tempo real e de forma assessível, torna-se aninda mais interessante. Além disso dá para calibrar as doses a serem adicionadas no solo, haja vista pela correlação que foi abordada no trabalho. Parabéns!

Foto do Usuário Andressa Cristhy Buch 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta uma boa redação, fluência de idéias e uma adequada fundamentação e descrição da metodologia aplicada. Entretanto a discussão não foi realizada em cima dos resultados apresentados. A inclusão de respostas comparativas de outras cultivares de cebola (encontradas na literatura) com as descritas neste trabalho são necessárias e importantes para a complementação do mesmo.

Foto do Usuário Marcos Vinícius Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito e de grande relevância, principalmente para a área de nutrição de plantas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.