artigos
Convibra Conference - EXPORTAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM CANA-DE-AÇÚCAR SUBMETIDA A FERTIRRIGAÇÃO COM VINHAÇA
EXPORTAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM CANA-DE-AÇÚCAR SUBMETIDA A FERTIRRIGAÇÃO COM VINHAÇA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 25


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Frederico Antonio Loureiro Soares , Flávio Henrique Ferreira Gomes , Leonardo Rodrigues Dantas , Alefe Viana Souza Bastos , Edson Cabral Da Silva , Marconi Batista Teixeira , Antonio Evami Cavalcante Sousa , Vitor Marques Vidal , Fernando Rodrigues Cabral Filho

ABSTRACT
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes manejos de fertirrigação com vinhaça e dos macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S) exportados no colmo da cana-de-açúcar, nos ciclos de cana-planta e cana de primeira soqueira, cultivada em um Latossolo Vermelho distrófico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, analisado em esquema de parcelas subdivididas 2 x 6, com três repetições. Os fatores avaliados constituíram de dois manejos de fertirrigação com vinhaça (1x40 mm e 2x20 mm, no ciclo de cana-planta e 1x40 mm e 1x20 mm, no ciclo de primeira soqueira) e seis nutrientes na planta de cana-de-açúcar (N, P, K, Ca, Mg e S). A exportação de cada nutriente foi calculada pelo produto entre a matéria seca do colmo e o teor do nutriente encontrado no colmo. No ciclo de cana-planta, o manejo de fertirrigação de 2x20 mm de vinhaça promoveu uma exportação de 593,39 kg ha-1 de K, valor superior em comparação ao manejo de fertirrigação de 1x40 mm de vinhaça. No ciclo de cana-planta, o manejo de fertirrigação de 1x40 mm de vinhaça promoveu uma exportação de 174,73 kg ha-1 de N, valor superior em comparação ao manejo de fertirrigação de 2x20 mm de vinhaça. No ciclo de primeira soqueira, o manejo de fertirrigação de 1x40 mm de vinhaça promoveu o a exportação de 491,57 kg ha-1 de K e 75,65 kg ha-1 de S, valore superiores em comparação com manejo de fertirrigação de 1x20 mm de vinhaça. Os nutrientes mais exportados no colmo da cana-de-açúcar, obedeceu a seguinte ordem decrescente: K>N>Ca>Mg=S=P.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Stefanie Lais Kreutz Rosa 09-02-2021 12:50:35

O tema do estudo é interessante. A utilização da fertirrigação com vinhaça é uma alternativa sustentável, além de favorecer a exportação de nutrientes para a cultura da cana, reduzindo o custo com fertilizantes químicos. Os resultados são satisfatórios,

Foto do Usuário Henrique Cesar Almeida 09-02-2021 12:50:35

É um trabalho relevante na área de fertilidade do solo e produção vegetal. A discussão foi bem feita. Portanto, seria importante que este estudo fosse apresentado no congresso.

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 12:50:35

Os nutrientes são tratamentos ou variáveis respostas? os senhores colocaram como tratamentos. Seria mesmo? ou os tratamentos são apenas as aplicações de vinhaça? Senti falta na conclusão dos senhores colocarem qual a implicação dessas exportações K>N>Ca>Mg=S=P, Pois só repetir os resultados não é conclusão.

Foto do Usuário Marcos Vinícius Rodrigues 09-02-2021 12:50:35

O trabalho apresenta resultados satisfatórios e traz contribuições importantes para a área, ainda mais por se tratar de uma cultura em constante expansão no país.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.