Efeitos do uso de complexo orgânico no desenvolvimento radicial de mudas de eucalipto

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 281


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ariane Miranda De Oliveira , Flávia Ferreira Carvalho , Roger Luiz Da Silva Almeida Filho , Leandro Dias Da Silva , Adalberto Brito De Novaes , Paulo Araquém Ramos Cairo

ABSTRACT
Os ativadores da microbiota do solo atuam na melhoria das condições edáficas de modo a contribuir positivamente para o desenvolvimento adequado das mudas, com qualidade, vigor e boa regeneração radicial. O presente trabalho objetivou analisar o crescimento radicular de mudas de eucalipto, cultivadas em substrato com diferentes doses de complexo orgânico ativador da microbiota do solo. O experimento foi disposto em um Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) com quatro tratamentos correspondentes às concentrações do complexo orgânico Vitasoil® (T1 = 0,0 mL L-1; T2 = 1,5 mL L-1; T3 = 2,5 mL L-1 e T4 = 3,5 mL L-1) e sete repetições. As mudas de eucalipto, clone VCC 865 com 90 dias de idade, foram submetidas ao teste de Potencial de Regeneração de Raízes (P.R.R.). Também foi avaliado o comprimento médio de raiz e o volume total do sistema radicial. A partir dos resultados foi possível identificar a dose de 1,5 mL L-1 do ativador de microrganismos do solo como a mais indicada na melhoria da regeneração das raízes de eucalipto, comprimento e volume de raiz, com incrementos de 40, 4 e 6% desses parâmetros, respectivamente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo De Oliveira Alves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem desenvolvido e discutido. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Rayka Kristian Alves Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bastante importante pois visa proporcionar melhoria na produção de mudas de eucalipto além de trazer beneficio economico ao produtor.

Foto do Usuário Natália Deniz Brito 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com tema relevante e bem escrito. Parabéns!!

Foto do Usuário Vinicius Alves Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de extrema relevância científica, além de trazer um assunto atual em produção de mudas de eucalipto.

Artigo de leitura fácil. No entanto, destaco dois pontos de melhoria: 1) a introdução parece não seguir uma sequência lógica. Antes do objetivo, menciona-se a área plantada de Eucalyptus. Os autores não mostram uma sequência (link) entre essas informações (área plantada x objetivo); 2) um dos pontos da conclusão é menor custos ao produtor. No entanto, os autores não avaliaram custos na metodologia e custo não era o objetivo do trabalho.

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho. No entanto sugiro que quando trabalhamos com análise de regressão a equação nos dá uma dose ideal estimada, que pode ser diferente das testadas e essa dose pode ser calculada. Foi utilizado o teste de tukey mesmo? ou análise de regressão? e qual o correto para esse tipo de tratamento?

Foto do Usuário Flávio Da Silva Costa 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é relevante. Há coerência entre título, objetivo e conclusão. A metodologia foi bem apresentada, descrevendo-se detalhadamente os procedimentos utilizados no estudo, porém não cabe analisar os resultados pelo teste de Tukey, visto que as variáveis independentes são quantitativas. A discussão está coerente e os resultados foram bem descritos, apesar da impossibilidade de comprovação dos mesmos devido à inexistência de equação para a curva característica no gráfico. Sugestão para o gráfico: inserir a equação e o grau de determinação, aumentar e alterar para preta a cor a fonte.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.