Coloração da corola de Tropaeolum majus L. (Tropaeolaceae: Brassicales) interfere na abundância de visitantes florais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 261


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Claudemir Antonio Garcia Fioratti , Rosicléia Matias Da Silva , Eliana Aparecida Ferreira , Letícia Paula Dos Santos , Eduardo Carvalho Faca , Evaristo Alexandre Falcão , Rosilda Mara Mussury

ABSTRACT
As flores de Tropaeolum majus (Tropaeolaceae) apresentam uma variação na coloração sua corola, é por isso são capazes de atrais os mais diversos tipos de visitantes florais. O presente trabalho teve como objetivo verificar se a abundância de insetos visitantes está associada com a coloração da corola de T. majus. Flores de T. majus foram observados durante sete semanas, com o intuito de avaliar os visitantes florais e qual a coloração da corola que esses insetos visitaram. Foram encontradas quatro ordens de insetos visitantes: Coleoptera, Diptera, Hemiptera e Hymenoptera. As flores de T. majus com coloração laranja receberam mais visitantes florais quando comparado com as outras colorações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Olivia Nicolao 09-02-2021 09:50:35

Uma classificação da cor da corola baseada em escalas mundiais de cores (Ex: RGB) facilitaria a interpretação dos resultados.

Foto do Usuário Tiago Jorge De Araujo Barbosa 09-02-2021 09:50:35

Gostaria de ver os resultados melhor apresentados. Por que não colocou uma imagem com as diferentes colorações de flores?

Foto do Usuário Camila Nunes Bezerra 09-02-2021 09:50:35

Achei bastante interessante a forma como o assunto foi abordado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.