Avaliação do desempenho do processo de envase de suco usando ferramentas do Controle Estatístico do Processo.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 253


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vaneza Da Silva Modesto , Maria Aparecida Antunes

ABSTRACT
Este trabalho foi desenvolvido em uma indústria situada na região da Zona da Mata, em Minas Gerais,  com o objetivo de analisar a variabilidade do peso do suco de açaí, envasado em embalagens cartonadas de 250 mL e de 750 mL, com o auxílio de técnicas do controle estatístico do processo. Os objetivos específicos foram: a) revelar a variabilidade do peso do suco de açaí através das cartas de controle; b) determinar capacidade do processo de envase do suco de açaí; c) analisar se os sucos envasados em embalagens contendo 250 mL e 750 mL atendem à legislação vigente (INMETRO, 2008).  As Cartas de controle revelaram variabilidade anormal e ambos processos de enchimento, de 250 ml e 750 ml foram classificados incapazes gerando 150.000 unidades e 50.0000 unidades, respectivamente, de não conformidades a cada milhão produzido. Porém, ressalta-se que os produtos envasados e comercializados nas embalagens de 250 ml e de 750 ml atendem a legislação e não lesam o consumidor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Helen Maria Pedrosa De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

É muito bom saber como a Estatística pode contribuir para o controle de processos de alimentos. Entretanto, sugiro que a metodologia de coleta de dados seja mais detalhada na apresentação, para que outros pesquisadores possam replicar a análise. Proponho,

Foto do Usuário Airton Andrade Da Silva 09-02-2021 09:50:35

AUSÊNCIA DE RESUMO; O ARTIGO PODERIA ESTAR MAIS ORGANIZADO SE FOSSE APRESENTADO EM TÓPICOS (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO e CONCLUSÃO); NÃO FICOU DEFINIDO O LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA NA METODOLOGIA CIDADE/ESTADO; AUSÊNCIA DE DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. PARABÉNS!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.