artigos
Convibra Conference - Avaliação do desempenho do processo de envase de suco usando ferramentas do Controle Estatístico do Processo.
Avaliação do desempenho do processo de envase de suco usando ferramentas do Controle Estatístico do Processo.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 18


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vaneza Da Silva Modesto , Maria Aparecida Antunes

ABSTRACT
Este trabalho foi desenvolvido em uma indústria situada na região da Zona da Mata, em Minas Gerais,  com o objetivo de analisar a variabilidade do peso do suco de açaí, envasado em embalagens cartonadas de 250 mL e de 750 mL, com o auxílio de técnicas do controle estatístico do processo. Os objetivos específicos foram: a) revelar a variabilidade do peso do suco de açaí através das cartas de controle; b) determinar capacidade do processo de envase do suco de açaí; c) analisar se os sucos envasados em embalagens contendo 250 mL e 750 mL atendem à legislação vigente (INMETRO, 2008).  As Cartas de controle revelaram variabilidade anormal e ambos processos de enchimento, de 250 ml e 750 ml foram classificados incapazes gerando 150.000 unidades e 50.0000 unidades, respectivamente, de não conformidades a cada milhão produzido. Porém, ressalta-se que os produtos envasados e comercializados nas embalagens de 250 ml e de 750 ml atendem a legislação e não lesam o consumidor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Helen Maria Pedrosa De Oliveira 09-02-2021 12:50:35

É muito bom saber como a Estatística pode contribuir para o controle de processos de alimentos. Entretanto, sugiro que a metodologia de coleta de dados seja mais detalhada na apresentação, para que outros pesquisadores possam replicar a análise. Proponho,

Foto do Usuário Airton Andrade Da Silva 09-02-2021 12:50:35

AUSÊNCIA DE RESUMO; O ARTIGO PODERIA ESTAR MAIS ORGANIZADO SE FOSSE APRESENTADO EM TÓPICOS (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO e CONCLUSÃO); NÃO FICOU DEFINIDO O LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA NA METODOLOGIA CIDADE/ESTADO; AUSÊNCIA DE DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. PARABÉNS!