ACESSO AO PRONAF NO TERRITÓRIO RURAL DO VALE DO TAQUARI / RS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 212


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eliane Maria Kolchinski , Cândida Zanetti , Tatiane Jéssica Siebeneichler , Elaine Biondo

ABSTRACT
O objetivo deste estudo foi analisar o acesso ao PRONAF pelos agricultores familiares nos municípios do território rural do Vale do Taquari/RS, visando contribuir nas discussões de estratégias de desenvolvimento local e regional. Realizou-se o levantamento do número e área dos estabelecimentos agropecuários familiares, não familiares e total no território; número de DAPs ativas e inativas em dezembro de 2017; número de contratos e montante de recursos do PRONAF no período de 2012 a 2017.  Ocorreu uma redução significativa no número de contratos do PRONAF nos últimos 5 anos, impactando diretamente no montante de crédito liberado aos agricultores familiares. Apesar da redução, observou-se a importância das políticas públicas no desenvolvimento da agricultura familiar do Território, evidenciado através do crescimento significativo do VAB agropecuário, que foi superior a 50% na grande maioria dos municípios, no período. 
Palavras-chave: agricultura familiar, desenvolvimento rural, políticas públicas, desenvolvimento territorial.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dinara Grasiela Alves 09-02-2021 09:50:35

Muito bom trabalho. Deveria abranger futuramente para outras áreas.

Foto do Usuário Pedro Miguel Justo Arêas 09-02-2021 09:50:35

Esses diagnósticos são muito importantes para sabermos as trajetórias da agricultura familiar de acordo com cada política de governo. Ótimo trabalho.

Foto do Usuário Loren Chisté 09-02-2021 09:50:35

Parabêns, muito bom e importante, principalmente para a nossa agricultura familiar!!!

Foto do Usuário Junior Miranda Scheuer 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata de um dos alicerces para o desenvolvimento rural: crédito rural. Entretanto, algumas questões deveriam ser observadas: o problema de investigação se desfaz diante o procedimento de obtenção de dados do PRONAF - Matriz de Dados do Crédito Rural; não se apresentou a metodologia para o cálculo do Valor Agregado Bruto; área média dos estabelecimentos não familiares é de 24,9 hectares... Quanto é o modulo fiscal na região? Na instrução especial nº 20 do INCRA em Taquari um módulo corresponde a 18 ha; para a figura 1 dever-se-ia explicar porque houve a diminuição dos contratos; a afirmação ''PRONAF nos últimos 5 anos, impactando diretamente no montante de crédito liberado aos agricultores familiares no território'' é desproporcional a figura 2; estou de acordo que o PRONAF ''é responsável por essa mudança que ocorre na agricultura familiar'', porém há que sopesar fatores ou contextos externos, por exemplo, produção, condição agroclimática, mercado, preços etc.

Foto do Usuário Alexandre Aloys Matte Junior 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e adequadamente abordado. Certamente enriquecerá as discussões sobre o tema.

Foto do Usuário érika Gonsalves Mafessoni 09-02-2021 09:50:35

Muito bom a abordagem do tema apresentado. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.