Seleção e Manejo de Cultivares de Morangueiro no Estado de Santa Catarina

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 205


Certificado de publicação:
Certificado de Cristina Pandolfo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Anyela Rojas-Molina , Cristina Pandolfo , Aparecido Lima Da Silva

ABSTRACT
O Estado de Santa Catarina é o sexto produtor nacional de morangos e observa-se um interesse crescente pela cultura em locais com diferentes condições de clima e manejo. O objetivo desse trabalho foi identificar as cultivares plantadas e os aspectos relacionados com seleção e manejo de cultivares de morangueiro no Estado de Santa Catarina no ano de 2015. O trabalho incluiu o levantamento de informação e coleta de dados a campo, através da aplicação de questionários os quais foram respondidos por extensionistas atuantes na Epagri. As principais características que determinam a seleção de cultivares são: produtividade, qualidade (cor e firmeza), resistência a patógenos, exigências dos consumidores, sazonalidade produtiva, maior vida de prateleira e teor de sólidos solúveis totais (°Brix). Os resultados demostram a predominância de quatro cultivares de dia neutro (Albion, Aromas, San Andreas, Portola) e uma de dia curto (Camarosa) as quais representam o 90% da área plantada no Estado. A utilização de diferentes cultivares num mesmo local está associada a sazonalidade produtiva. Amplos valores de rendimentos por planta foram reportados variando de menos de 300 a mais de 1800 gramas. As doenças de maior relevância em todos os locais são Botrytis cinerea e Colletotrichum spp. A frequência de aplicação de fungicidas é principalmente de modo curativo. Sistemas de manejo multivarietais oferecem maior viabilidade à cultura nos diferentes locais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernando Teruhiko Hata 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho descritivo. Meus parabéns! Os autores teriam os dados referente a produção de pseudofrutos separadas por cada variedade? Esse dado contribuiria muito para a relevância do trabalho.

Foto do Usuário Helio Fernandes Ibanhes Neto 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Muito interessante o estudo, com apresentação clara de informações e resultados. A produtividade de morangueiros de dia neutro é semelhante em todo o estado, mesmo com suas variações de temperatura? Estas informações são válidas para o ano todo?

Foto do Usuário Eduardo Cesar Brugnara 09-02-2021 09:50:35

texto está bem escrito, fácil de ler. Senti falta de um esclarecimentos na metodologia sobre a regõa de mediana produção, porque acho que tem, se não um significado, uma conotação estatística (média x mediana). Apesar da amostra ter atingido todo o estado, creio que poderia ter sido estendida a produtores, porque alguns (importantes) não tem relações tão próximas com a Epagri.

Foto do Usuário Laís Alves Soares 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui uma ótima estrutura e aborta um tema pertinente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.