Germinação e emergência de plântulas de alface após tratamento de sementes com compostos orgânicos, aminoácidos e minerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 206


Certificado de publicação:
Certificado de Júlio César Altizani Júnior
Certificado de Jean Vitor Coutinho

Certificado de participação:
Certificado de Júlio César Altizani Júnior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Júlio César Altizani Júnior , Victor Matheus Martins , Jean Vitor Coutinho , Guilherme Augusto Shinozaki , Cristina Batista De Lima

ABSTRACT
O presente trabalho teve por objetivo verificar o desempenho germinativo e, a emergência de plântulas de sementes de alface, após tratamento líquido com soluções contendo diferentes concentrações de carbono orgânico, ferro, aminoácidos, nitrogênio e boro. O trabalho foi conduzido no laboratório de análise de sementes do Campus Luiz Meneghel da Universidade Estadual do Norte do Paraná, (UENP-CLM), Bandeirantes/PR. Foram utilizadas 3 concentrações de 2 formulações líquidas comerciais uma contendo carbono orgânico, ferro e aminoácidos e, a outra contendo nitrogênio e boro. Também foi avaliada a associação feita entre os elementos citados das duas formulações. Foram analisados 4 lotes de sementes de alface cv. Grand Rapids pelos testes de primeira leitura do teste de germinação, germinação e emergência de plântulas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e, as médias agrupadas pelo teste de Scott-Knott a 5%. A influência dos tratamentos variou conforme a qualidade fisiológica dos lotes e, dos testes aplicados, sendo que os lotes de menor vigor apresentaram desempenho germinativo e, emergência de plântulas prejudicados pelo uso de todas as soluções. O teste de emergência de plântulas foi fundamental para a diferenciação no modo de atuação dos produtos. Os produtos não devem ser utilizados de maneira associada para o tratamento de sementes de alface.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Lovisotto Batista Martins 09-02-2021 09:50:35

O desenvolvimento do trabalho está muito bom, bem explicativo e os gráficos estão claros de acordo com as fases e tratamentos aplicados.

Foto do Usuário Betina Luíza Lerner 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Mesmo com a escassez de pesquisas na área, a discussão foi bastante interessante, porém poderiam ter explorado mais comparações. Contribuição bastante interessante.

Foto do Usuário Melyssa Da Silva Moreira Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bom! Parabéns pela pesquisa e trabalho!

Foto do Usuário Alena Thamyres Estima De Sousa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta um resumo bem estruturado. Objetivos claros com uma metodologia estruturada adequadamente na busca por atingir aquilo que se propõe. A revisão bibliográfica apesar de atender ao tema explorado, poderia ser mais atualizada. Os resultados são apresentados de forma clara, com discussões precisas, atendendo ao objetivo do trabalho. O trabalho alcança aquilo que propõe.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.