Feira da agricultura familiar de Xaxim/SC: consumidores como sujeitos para sua perpetuação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 211


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cristiano Nunes Nesi , Rodrigo De Martini , Idiane Mânica Radaelli , Daiane Pegoraro Bochi

ABSTRACT
Caracterizar uma feira de produtos da agricultura como espaço público permite entender o contexto socioeconômico da população de um município. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é caracterizar os aspectos socioeconômicos e culturais dos produtores/feirantes e consumidores da feira da agricultura familiar do município de Xaxim/SC. Um questionário foi aplicado a 44 consumidores presentes na feira entre 6 e 10 horas da manhã. Os consumidores foram aleatoriamente escolhidos e as suas participações foram voluntárias. O perfil  dos feirantes também foi levantado. Após aplicados os questionários os dados foram submetidos à análise descritivo e exploratória, com auxílio de planilha Excel. A feira promove o desenvolvimento da agricultura familiar no município, especialmente nos aspectos econômicos e culturais e fortalece a relação entre produtores/feirantes e consumidores. Observa-se um ajuste nos produtos oferecidos pelos produtores/feirantes visando atender aspectos culturais dos consumidores. Os consumidores consideram os alimentos superiores aos encontrados nos mercados, mais saudáveis, com preços mais justos, mas também buscam identidade, resgate afetivo, o prazer de circular pela feira.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dinara Grasiela Alves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito, claro e objetivo, porém mais pessoas deveriam ter sido entrevistadas.

Foto do Usuário Priscilla Guedes Gambale 09-02-2021 09:50:35

Adorei o tema, não seria interessante de fato organizar algo para verificar quantidade e agrotóxico nestes alimentos a fim de averifiguar se são mais saudáveis?

Foto do Usuário José Angelo Rebelo 09-02-2021 09:50:35

Percebesse que neste trabalho os autores buscaram explorar bem a oportunidade. Foram felizes em adicionar a CONTEXTUALIZAÇÃO E HISTÓRICO DA FEIRA.

Foto do Usuário Laisa De Souza Gois 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem elaborado, com o objetivo claro e de fácil compressão parabéns aos autores.

Foto do Usuário Maria Cristina Canale 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito, sem aparentes erros de português. Conhecer o comportamento dos clientes de uma feira é importante para a perpetuação do agronegócio conduzido pela agricultura familiar na região. Eu sugeriria um painel com gráficos mostrando de forma didática os resultados que estão no texto. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Rannaiany Teixeira Manso 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui uma ótima estrutura e aborta um tema pertinente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.