artigos
Convibra Conference - CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA FAMILIAR DE PRODUÇÃO DE BATATA RENA (Solanum tuberosum L.) NA COMUNA DA CALENGA (HUAMBO) - ANGOLA.
CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA FAMILIAR DE PRODUÇÃO DE BATATA RENA (Solanum tuberosum L.) NA COMUNA DA CALENGA (HUAMBO) - ANGOLA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 22


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

André Kapingala Imbo Ndjamba

ABSTRACT
RESUMO

Dada a importância que a cultura da batata rena (Solanum tuberosum L.) tem na criação de receitas para as famílias camponesas do município da Caála e da comuna da Calenga em particular, e uma vez ter-se constatado haver escassez de dados recentes sobre como é produzida esta cultura à nível desta comuna, foi efectuado um estudo envolvendo trinta chefes de famílias camponesas de dez aldeias desta comuna. O estudo consistiu na inquisição física dos camponeses, tendo como factores principais a área anualmente utilizada para o cultivo da batateira por família, preparação do solo, épocas de plantação, variedades cultivadas, amanhos culturais e rendimentos obtidos por hectare. Os dados obtidos foram analisados utilizando o pacote computacional SPSS 11, tendo sido feitas apenas analises descritivas tais como análise de variâncias, médias, medianas, desvio padrão, coeficiente de variação e valores máximo e mínimo. Os resultados indicam ser 3,52 hectares a área média que cada família dedica anualmente ao cultivo da batateira, apontando existir três épocas principais de produção desta cultura, isto é, Janeiro, Abril e Agosto, embora a produção possa ser feita durante todo o ano. O fertilizante químico mais comumente empregue nesta cultura é o composto 12 – 24 – 12, a adubação é feita em duas fases, uma na plantação (adubação de fundo) e a segunda três a quatro semanas depois da germinação (adubação de cobertura), sendo que o rendimento médio obtido por hectare é de 10.293 +/- 2.716,1 kg. 

	Palavras-passe: Batata rena (Solanum tuberosum L.), sistema de produção, 
    comuna da Calenga.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edmilson José Ambrosano 09-02-2021 12:50:35

Trata-se de um estudo original e regional descrevendo o plantio de batata no continente Africano com recomendações importantes para a região estudada.

Foto do Usuário Amanda Cassu Da Fonseca 09-02-2021 12:50:35

Ótimo trabalho e tema relevante. Observar alguns erros ortográficos e de pontuação.

Foto do Usuário Caroliny Fatima Chaves Da Paixão 09-02-2021 12:50:35

Parabenizo o autor pelo trabalho. Achei bem interessante a pesquisa. Sugestão: sugiro que se atente para alguns erros de tradução. Os seus gráficos devem ser menos ''poluídos'', a fim de que o leitor coloque os olhos e já consiga entender a mensagem. Pergunta: esses dados chegaram a ser compartilhados com os camponeses das aldeias?

Foto do Usuário Millena Ramos Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho e pela forma como o tema foi trabalhado. Apenas uns erros gramaticais foram observados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.