TESTES CITOQUÍMICOS PARA AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE POLÍNICA EM VINCA (CATHARANTHUS ROSEUS [L.] G. DON)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia agrícola e agronegócios

Acessos neste artigo: 238


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Noel Barbosa Da Silva , Cláudio Lúcio Fernandes Amaral

ABSTRACT
Este estudo objetivou avaliar a eficácia de corante ácidos e básicos na determinação da viabilidade polínica em Catharanthus roseus. Foram utilizados grãos de pólen de flores coletadas de cinquenta indivíduos escolhidos com base no aspecto fitossanitário e quatro corantes: Carmim Acético, Fast Green, Eosina e Vermelho Congo, sendo os dois primeiros corantes básicos e os dois últimos corantes ácidos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, sendo que os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p ? 0.05), com o auxílio do programa estatístico PAST. Os Corantes apresentaram bons percentuais de viabilidade polínica e foram eficientes em diferenciar os pólens viáveis dos inviáveis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Noel Barbosa Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Interessante. Além de grãos de pólen, quais outros materiais vegetais podem ser submetidos a esses métodos?

Foto do Usuário Júlia Pedroso Dias 09-02-2021 09:50:35

O resumo poderia estar mais atrativo ao leitor. Poderiam ter explorado mais a introdução, abordando sobre a finalidade dos corantes utilizados, pois para quem não possui conhecimento sobre o assunto, fica complicado para entender o porque de utilizarem tais corantes no experimento. O material e métodos está bem elaborado. Os resultados poderiam ter sido melhor discutidos. Cuidar com a formatação do texto e erros de ortografia. O trabalho possui considerável relevância.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.