artigos
Convibra Conference - DESEMPENHO GERMINATIVO DE SEMENTES DE SOJA E TRIGO TRATADAS COM BIOINOCULANTES
DESEMPENHO GERMINATIVO DE SEMENTES DE SOJA E TRIGO TRATADAS COM BIOINOCULANTES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 21


Certificado de publicação:
Certificado de Jean Vitor Coutinho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jean Vitor Coutinho , Júlio César Altizani Júnior , Guilherme Augusto Shinozaki , Jorge Rodrigo Arndt , Victor Matheus Martins , Cristina Batista De Lima , Leopoldo Sussumu Matsumoto , Nair Mieko Takaki Bellettini

ABSTRACT
Os bioinoculantes à base de bactérias fazem parte de um pacote tecnológico agrícola capaz de proporcionar aumento da produtividade das lavouras, diante da crescente demanda por produtos agrícolas. A eficiência da inoculação de sementes com tais microrganismos no crescimento e aumento da produtividade das plantas é cientificamente comprovada, porém, a ação das bactérias presentes nestes produtos sobre o desempenho germinativo das sementes, requer maior investigação. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da inoculação de produtos comerciais e de um isolado bacteriano em estudo na UENP/CLM, sobre a germinação de sementes de soja e trigo. Foram utilizados 3 lotes de sementes de soja cv. M6410 IPRO e 2 lotes de sementes de trigo cv. Mestre. Para caracterização inicial dos lotes, as sementes foram submetidas ao teste de determinação do teor de água. Em seguida, foram tratadas com inoculante comercial e solução contendo as bactérias em estudo. Como testemunha foram utilizadas sementes sem nenhum tratamento, hipoclorito de sódio 1% (usado para assepsia das sementes) e solução salina de cloreto de sódio 0,85% (utilizada na suspensão do isolado bacteriano). Após os tratamentos as sementes foram submetidas aos testes de primeira leitura da germinação e germinação. Os resultados variaram conforme a espécie e, a qualidade fisiológica do lote, não houve um incremento considerável sobre o desempenho germinativo, ao contrário, em alguns casos verificou-se uma redução no percentual de sementes germinadas. Os inoculantes comerciais analisados devem ser utilizados com cautela, pois, podem ocasionar redução na taxa de germinação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edmilson José Ambrosano 09-02-2021 12:50:35

O estudo apresenta resultados que devem ser encarados com cautela e melhores estudos devem ser conduzidos avaliando-se os bioestimulantes estão em conformidade com as normas vigentes pois seu uso é importante para termos ganhos de produtividade.

Foto do Usuário Lisandra Lima Luz 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito bom, tema bastante interessante, porém faltou uma maior e melhor discussão frente aos resultados obtidos.

Foto do Usuário Marinara Ferneda Ventorim 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho e pela redação deste. Seria interessante separar as espécies devido a diferença contrastante entre as duas. Com a separação poderia aprofundar um pouco mais as avaliações para obtenção de resultados mais conclusivos e explicativos.

Foto do Usuário Junior Santana Girardi 09-02-2021 12:50:35

Assunto de ótima relevância para o cenário atual. Texto propôs todas as instruções normativas. Em materiais e métodos, metodologia bem descrita. Conforme solicitação do comitê organizador, como sugestão, discutir um pouco mais os resultados obtidos. E a pergunta, são técnicas de bioinoculação ou coinoculação? Qual termo se adequaria ao artigo? E por fim, parabéns pelo artigo. Dá uma olhada no meu artigo ''VARIABILIDADE ESPACIAL DA DISTRIBUIÇÃO DE PALHA DA COLHEDORA RELACIONADA A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS''

Foto do Usuário Larissa Pacheco Borges 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho. Faltou discutir um pouco mais seus resultados. Sugiro separar as espécies, ou seja, separar este trabalho em dois para que possa aprofundar mais nos resultados e na discussão.

Foto do Usuário Vanderson Viera Batista 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito bom, com um tema bastante relevante. Porém, o mesmo possui resultados que devem ser encarados com cuidado, podendo ser melhor aprofundados.