INFLUÊNCIA DE TEMPERATURAS DE ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE E VIDA ÚTIL DE MANGAS ‘PALMER’.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 262


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Amalia Brunini

Certificado de participação:
Certificado de Maria Amalia Brunini

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Amalia Brunini , Jéssica Rafaela Basílio Barboza , Guilherme Moreira Silva

ABSTRACT
A variedade de manga ‘Palmer’ tem apresentado aumento de produção devido seu aspecto e qualidade, o que torna importante estudos que prolonguem sua vida útil com manutenção da qualidade. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a influência de temperaturas de armazenamento na qualidade e vida útil de mangas ‘Palmer’. Para tal, as mangas foram armazenadas à temperatura ambiente (24,9-27±4°C com 33-57 UR), à temperatura de 20±3°C com 60-65% UR, à temperatura de 12°C±1°C com 90-95%, e à temperatura a 8°C±1°C com 80-90% UR.  Os parâmetros avaliados foram perda de massa fresca, coloração externa da casca, aparência, desenvolvimento de podridão, acidez titulável, teores de sólidos solúveis, pH, teor de ácido ascórbico e índice de maturação. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que o armazenamento de mangas ‘Palmer’ à 12°C e à 8°C pode prolongar a vida útil, reduzir perda de massa fresca com manutenção da qualidade; a temperatura de armazenamento à 12°C foi a que se sobressaiu, quando se leva em consideração a aparência, desenvolvimento de produção e o índice de maturação. No geral, deve-se salientar que novos estudos devam ser realizados com armazenamento à 12°C e 8°C.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Robson José Rodrigues Alves 09-02-2021 09:50:35

O trabalho mostra-se bem completo. O autor colocou dois resumos em português.

Foto do Usuário Rubia Camargo Inoue 09-02-2021 09:50:35

Gostei muito do trabalho. Armazenamento de frutos climatéricos serão sempre temas bem atuais e relevantes, em especial, dos frutos de mangas. Durante a leitura, senti que houve uma quebra de assunto em vários momentos de um parágrafo para outro. Chitarra & Chitarra são sempre excelentes referências, mas achei que foi citado em demasia. Objetivos e conclusões ficaram bem claros. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.