Caracterização Química da Farinha de Ora-Pro-Nóbis

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 255


Certificado de publicação:
Certificado de Ricardo Sachini

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ricardo Sachini , Paula Tonatto Carlos Pereira , Bianca Schveitzer

ABSTRACT
A ora-pro-nóbis, é classificada como uma planta alimentícia não convencional de grande valor nutritivo, mineral e comercial. O elevado teor proteico, o teor de mucilagem e a ausência de toxicidade tornam a planta um ótimo alimento a ser introduzido na dieta humana. Especialmente para veganos, que não consomem e não fazem uso de derivados animais. O consumo de ora-pro-nóbis torna-se interessante para compensar a ingestão necessária de proteínas e minerais, para o correto funcionamento do organismo. O objetivo do trabalho foi avaliar o teor de umidade, os teores minerais de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, zinco, cobre, boro e teor de proteína bruta. As avaliações foram realizadas com folhas de ora-pro-nóbis proveniente de uma propriedade localizada no município de Caçador, SC, sendo as avaliações conduzidas no Laboratório de Ensaio Químico da Epagri – Caçador, SC. A farinha de ora-pro-nóbis apresentou baixo teor de umidade, assim preservando-se suas características organolépticas. Apresentou ser fonte significativa de proteína bruta, suprindo 5,6 vezes a ingestão diária recomendada para adultos e 8,2 vezes para crianças. Fonte significativa dos nutrientes avaliados, em comparação com outros vegetais. O consumo da farinha de ora-pro-nóbis pode ser usado na compensação da ingesta necessária para o bom funcionamento do organismo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Pedro Miguel Justo Arêas 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de grande importância, pesquisar e discutir sobre plantas alimentícias não convencionais é fundamental para a sua difusão.

Foto do Usuário Amanda Cassu Da Fonseca 09-02-2021 09:50:35

Os resultados observados no trabalho são relevantes para a sociedade.

Foto do Usuário Millena Ramos Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho apresenta um tema interessante e apresenta resultados que demonstram veracidade. Escrita adequada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.