IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA COMO FERRAMENTA ANALÍTICA NA FORMAÇÃO DO CIENTISTA DE SOLO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 225


Certificado de publicação:
Certificado de Henrique Cesar Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Denice De Oliveira Almeida , Luisa Natália Parra Sierra , Henrique Cesar Almeida

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi fazer um resgate histórico da Ciência do Solo, sua relação com a agricultura e o desenvolvimento da sociedade empregando essas narrativas históricas como ferramenta de contextualização. Esses relatos, que datam desde a pré-história, passaram pelo desenvolvimento da agricultura, pelos trabalhos que impulsionaram as diversas teorias de formação e classificação dos solos, pela apropriação industrial do processo de produção rural, pela difusão da indústria agroquímica e pela recente preocupação com o manejo de agroecossistemas sustentáveis. Posteriormente foi discutido que a utilização de narrativas históricas e suas diferentes contextualizações pode ser uma ferramenta relevante, pois seu uso proporciona melhoras na visão crítica do estudante, uma vez que facilita a compreensão do todo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luisa Natalia Parra Sierra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem elaborado, relevante e de contribuição para a área de ensino da ciência do solo.

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabaho.Só tenho a parabenizar. Muito importante para a nossa área da Ciência do Solo.

Foto do Usuário Anna Hoffmann Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Sugiro mais dois materiais úteis e importantes para consulta: ESPINDOLA, C.R. 2008. Retrospectiva Crítica sobre a Pedologia – um repasse bibliográfico. Editora da Unicamp, Campinas, 397 p. ESPINDOLA, C.R. 2018. HISTÓRICO DAS PESQUISAS SOBRE SOLOS ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX, COM ÊNFASE NO BRASIL. Revista do Instituto Geológico, São Paulo, 39 (2), 27-70. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Lívia Braz Pereira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns, tema interessantíssimo e tema relevante para a área.

Foto do Usuário Elisângela Benedet Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho!! Parabéns pela iniciativa da bolsista e seus professores. Iniciar na Ciência do Solo conhecendo sua história é, de fato, o melhor caminho a ser seguido. Só elogios.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.