Vigor de sementes de Cereus jamacaru DC. hidrocondicionadas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 178


Certificado de participação:
Certificado de Robson José Rodrigues Alves

Certificado de publicação:
Certificado de Robson José Rodrigues Alves

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Robson José Rodrigues Alves , Rafael Mateus Alves , Monalisa Alves Diniz Da Silva

ABSTRACT
Algumas técnicas de condicionamento fisiológico são empregadas em sementes, entre elas o hidrocondicionamento, o qual permite melhorar a germinabilidade de sementes de algumas espécies. As sementes de mandacaru normalmente germinam na superfície do solo da região semiárida do Brasil, sendo afetadas por períodos de disponibilidade hídrica e estiagem. Diante disso, o presente trabalho objetivou avaliar o vigor das sementes de Cereus jamacaru DC. após hidrocondicionamento. O trabalho foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, usando o delineamento inteiramente casualisado com quatro tratamentos de hidratação, sendo eles: 5h; 16h e 15min; e 28h e 45min de embebição em água destilada e posterior secagem até umidade inicial, mais testemunha (sem hidrocondicionamento), com quatro repetições de 25 sementes.  Os parâmetros avaliados porcentagem; índice de velocidade e tempo médio de emergência não foram influenciados pelos períodos de hidratação. O hidrocondicionamento não melhora o vigor de sementes de Cereus jamacaru. 
Palavras-chave: Condicionamento fisiológico; Emergência; Mandacaru.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Robson José Rodrigues Alves 09-02-2021 09:50:35

Os autores não apresentaram o resumo em inglês.

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Um bom tema. tem a devida resposta, mesmo que não tenha resultados. No entanto deveria discutir, ou buscar respostas a luza da literaura. Faltou discussão mais aprofundada. No mais tem seu mérito

Foto do Usuário Alessandro Borini Lone 09-02-2021 09:50:35

Se não houve significância na análise de variância, não é necessária a realização do teste de separação de médias. Em quais condições as bandejas com as sementes foram mantidas e durante quantos dias foram realizadas as avaliações?

Foto do Usuário Marinara Ferneda Ventorim 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é interessante e atual, no entanto deve-se atentar a relevância da utilização deste método para a semente em questão, quais seriam as vantagens de aplicar o método nessa espécie? Considere a substituição do termo hidrocondicionamento, por condicionamento, condicionamento hídrico, para não ficar muito repetitivo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.