Características físicas e químicas de solos com ocorrência de horizonte A antrópico e áreas adjacentes no sudoeste da Amazônia brasileira

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 252


Certificado de publicação:
Certificado de Stella Cristiani Gonçalves Matoso

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paulo Guilherme Salvador Wadt , Stella Cristiani Gonçalves Matoso , Gabriella Santana De Souza , Raquel Geike Luxinger Magalhães

ABSTRACT
As Terras Pretas de Índio são manchas de solos escuros encontradas na região Amazônica, que apresentam alta fertilidade, e tem sua origem associada a deposição de restos vegetais e animais ocasionadas por populações pré-históricas. Objetivou-se com esse estudo comparar as características físicas e químicas do horizonte superficial antrópico de solos caracterizados como Terra Preta de Índio com horizonte superficial não antrópico dos solos de áreas adjacentes a sua ocorrência natural. Para isso foram coletadas amostras de três profundidades (0-10,10-20 e 20-30 cm) das áreas de Terrra Preta de Índio e de suas áreas adjacentes em quatro locais: Itapoã do Oeste, Rolim de Moura, Cabixi e Vila Neide. Análises físicas e químicas foram realizadas. Os horizontes antrópicos apresentam menor densidade do solo e maior porosidade total do solo do que os não antrópicos. As Terras Pretas possuem maior teor de fósforo disponível, cálcio e magnésio trocável e pH do que as áreas adjacentes. As Terras Pretas também apresentam alto potencial para o sequestro de carbono.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito, com contribuição para a área. Muito interessante a maneira de dispor os resultados de coeficiente de correlação. Saria interessante trabalhar cor vs uma faixa de valor do coeficiente, assim ficaria mais visível no caso de correlações positivas e de maior amplitude, bem como as inversas de maiores amplitudes.

Foto do Usuário Lara Marie Guanais Santos 09-02-2021 09:50:35

Gostei do trabalho, principalmente por se tratar de um estudo realizado na Amazônia. Local que me chama atenção e que pouco conheço c sobre. Parabéns pelo trabalho!!

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho com o objetivo de conhecer a qualidade química e física do solo, principalmente solos oco conhecidos como as terra preta de índio. com isso se conhece suas potencialidades e limitações. Sugestão: A análise descritiva é mais adequada para esse tipo de trabalho (exploratório) Qual o objetivo de se estudar a densidade de partículas?

Foto do Usuário Leydiane Pereira Dias 09-02-2021 09:50:35

Muito boa a pesquisa, pois envolve muito conhecimento que agrega mais entendimentos por parte do solos da amazônia. O que torna maior elevação no pH no horizonte A antrópico ?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.