LEVANTAMENTO DOS FRUTOS COM POTENCIAL PARA DESIDRATAÇÃO PRODUZIDOS EM ARINOS-MG E REGIÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 248


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ronan Pedro Figueredo Versiane , João Vítor Mendes Nunes , Helen Maria Pedrosa De Oliveira , Marcelo Marcos Magalhães , Priscila Franco Binatto

ABSTRACT
O uso e disseminação de tecnologias sociais pode possibilitar a exploração dos recursos disponíveis às populações de baixa renda, visando disseminar estratégias para aproveitamento e consumo de alimentos mais saudáveis, além de economicamente mais acessíveis. Diante disso, o objetivo do trabalho foi o de identificar o potencial de produção local, de frutos para desidratação, na cidade de Arinos e entorno. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio entrevistas semi-estruturadas, com oito produtores rurais que comercializam seus produtos nas feiras da cidade de Arinos-MG.  Os resultados apontam que os principais frutos com potencial de desidratação produzidos em Arinos e região são a banana, a manga, o abacaxi, o mamão e o tomate; que todos os produtores tinham excedentes que nem sempre eram aproveitados; desconheciam a técnica de desidratação de alimentos, mas, que ainda assim, demonstraram interesse em aprender com objetivo de produzir os frutos desidratados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Katiucia Alves Amorim 09-02-2021 09:50:35

Para novas pesquisas, sugere-se ressaltar os frutos do cerrado, visto que a área está inserida no bioma cerrado.

Foto do Usuário Melina Aparecida Plastina Cardoso 09-02-2021 09:50:35

Acho que ficou faltando somente mais clareza em relação ao tema, objetivos e a metodologia - ficou um pouco confuso se o intuito era somente levantamento de dados, ou interesse em uma suposta aplicação de oficinas locais e tal. Mas no todo, achei super bacana o tema e com certeza auxilia no entendimento do que dá para ser feito em relação a desidratação na região escolhida para estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.