ANÁLISE SENSORIAL DE FRUTOS DESIDRATADOS: UM ESTUDO REALIZADO NO MUNICÍPIO DE ARINOS-MG

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 206


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Helen Maria Pedrosa De Oliveira , Marcelo Marcos Magalhães , Priscila Franco Binatto , João Vítor Mendes Nunes , Ronan Pedro Figueredo Versiane

ABSTRACT
A técnica de desidratação de alimentos é um processo físico que consiste na eliminação de água por evaporação. É uma alternativa extremamente viável, em regiões tropicais, para reduzir a perda  e aumentar a durabilidade, conservando propriedades nutritivas das frutas. (ALMEIDA, LIMA, SOUZA; 2016). Desde que sejam observadas as condições de higiene necessárias, a secagem por energia solar, que é limpa e gratuita, torna-se  viável no noroeste de Minas, em especial na cidade de Arinos (MG) devido às condições climáticas locais propícias para o processo. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo verificar a aceitação e a preferência de frutos desidratados via testes afetivos, entre os moradores de Arinos e do entorno, por meio da análise sensorial de dois frutos, banana e manga. As amostras foram testadas com oitenta e nove alunos e funcionário do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos e os resultados revelaram que em ambos os testes a banana desidratada obteve maior aceitação e preferência. Assim, de acordo com o público da pesquisa, podemos dizer que a banana tem maior potencial comercial na região do noroeste mineiro. Neste contexto, Borges et al. (2010) defende a produção da banana desidratada como alternativa para driblar perdas, já que mesmo com um alto valor nutritivo, a banana in natura apresenta deterioração muito rápida, o que dificulta sua comercialização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fagner Freires De Sousa 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta uma proposta interessante e faz uso adequado da literatura pertinente ao tema. O objetivo é claro e objetivo. A metodologia, todavia, é falha, uma vez que não apresenta a forma de elaboração dos frutas desidratadas (tipo corte, método de desidratação, tempo de exposição, etc); a descrição da análise sensorial também deixa a desejar, uma vez que não são apresentadas as escalas de atitude adotadas, impossibilitando a reprodução da pesquisa. Os resultados também poderiam ser melhor apresentados, trazendo por exemplo, gráficos com a síntese dos resultados ou, pelo menos, o número/porcentagem de provadores que manisfestou cada atitude em relação aos produtos. Apesar das questões apontadas, os resultados contribuem para o tema, embora o potencial fosse maior se os resultados fossem melhor apresentados.

Foto do Usuário Airton Andrade Da Silva 09-02-2021 09:50:35

FALTA O RESUMO; AUSÊNCIA DA UNIDADE FEDERATIVA NO FINAL DA INTRODUÇÃO! PARABÉNS!

Foto do Usuário Daniela Da Silva Andrade 09-02-2021 09:50:35

Boa noite. Parabéns pelo trabalho, mas senti falta de uma melhor demonstração dos resultados, assim como um resumo.

Foto do Usuário Katiucia Alves Amorim 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela proposta do trabalho. No entanto senti falta do resumo, assim como uma melhor explicação da metodologia utilizada, sugiro que melhore este ponto. Acredito que os resultados também poderiam ser melhor explorados. Uma pergunta: Pensaram em segmentar os dados pelas idades? Se não também sugiram que façam.

Foto do Usuário Thays Belfort Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz importância para área no consumo de alimentos saudáveis. Porém não esclareceu uma conclusão exata sobre o resultado da pesquisa, já que o resultado apresentou percentual maior de pessoas que nunca tiveram acesso a esse tipo de produto, Então sugiro que incluam na conclusão ou na metologia a forma de orientação e de como levar essas informações para as comunidades menos favorecidas. Reforçando assim o objetivo.

Foto do Usuário Anael Queirós Silva Barros 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de temática relevante. Porém, senti falta do resumo, assim como uma melhor explicação da metodologia utilizada, deve ser alto explicativa para os leitores. Assim sugiro que os resultados também poderiam ser melhor descritos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.