ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON (PR) PARA A SECAGEM DE GRÃOS DE SOJA E MILHO COM AR AMBIENTE.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 227


Certificado de participação:
Certificado de Júlia Pedroso Dias

Certificado de publicação:
Certificado de Júlia Pedroso Dias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luana De Souza Marinke , Rafaela Bueno Loreto , Marinara Ferneda Ventorim , Fabrício Schawanz Da Silva , Júlia Pedroso Dias , Giovanni Ferreira , Luana De Carvalho Catelan , Luana Tainá Machado Ribeiro , Danieli De Carvalho , Ana Paula Werkhausen Witter

ABSTRACT
Objetivou-se verificar se as condições climáticas do município de Marechal Cândido Rondon - PR são adequadas para a secagem de grãos de soja e milho com ar natural. A umidade no momento da colheita nem sempre é ideal para o armazenamento, dessa forma, recomenda-se que seja feita a secagem dos grãos. A secagem pode ser realizada com ar ambiente, sem que haja uma fonte geradora de calor, necessitando que a temperatura e umidade relativa do ar estejam adequadas. Utilizou-se dados climáticos do e selecionou-se o ano que apresentou o menor potencial adiabático de secagem, dividiu-o em decêndios, e observou-se as umidades relativas encontradas nesses períodos. Faz-se comparação para verificar se as condições climáticas são adequadas para a secagem e armazenamento dos grãos de soja e milho. Para a soja, seis decêndios se mostraram eficientes para a secagem com ar ambiente. Já para o milho, cinco decêndios apresentaram condições para secagem com ar natural, sendo três deles na época de colheita. Conclui-se que a secagem somente com ar natural pode ser descartada para a soja, e para o milho safrinha, considera-se possível tal operação de acordo com a época da colheita.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dinara Grasiela Alves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante. Poderia ter utilizado série histórica maior ou poderia ter explicado na metodologia por qual motivo não utilizou série histórica maior .

Foto do Usuário Luara Silva Pereira 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante. No resumo na parte que diz 'Utilizou-se dados climáticos do e selecionou-se o ano' faltou dizer de onde utilizou os dados climáticos.

Foto do Usuário Bruna Ricini Martins 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito relevante na areá de armazenamento de grãos, alem de apresentar-se como um estudo regional. O trabalho apresenta um metodologia bem escrita e explicativa.

Foto do Usuário Felipe Ruan Marinheiro Silva 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é muito interessante e está bem escrito, os resultados foram apresentados e discutidos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.