DESEMPENHO DE MÓDULO AUTOMÁTICO PARA ESTIMAR SÉRIES DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA DIÁRIA E HORÁRIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 259


Certificado de publicação:
Certificado de Aline Aparecida Dos Santos

Certificado de participação:
Certificado de Aline Aparecida Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Aparecida Dos Santos , Jorge Luiz Moretti De Souza

ABSTRACT
Teve-se por objetivo no presente estudo associar e analisar séries de evapotranspiração de referência diária (EToPM.d) e o somatório da ETo horária em 24 horas (EToPM.24h), estimadas em um módulo desenvolvido em planilha eletrônica automática especialmente para essa finalidade, com a ETo diária estimada no programa “FAO ETo Calculator” (EToFAO-C.d), para os tipos climáticos Cfa e Cfb do Estado do Paraná. Para obtenção das estimativas da ETo com os dois programas foram necessários dados climáticos (horários e diários) de: umidade relativa máxima e mínima do ar (UR; %); temperaturas máxima e mínima do ar (T; oC); radiação solar incidente (Rs; MJ m-2 dia-1); e, velocidade do vento a 2 m de altura (u2; m s?1). Os dados climáticos horários são das estações meteorológicas Castro (Clima Cfb) e Marechal Cândido Rondon (clima Cfa), pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), medidos no período entre 01 de janeiro de 2017 a 31 de março de 2017. A comparação dos resultados obtidos nas associações entre “EToPM.d vs EToFAO.C.d” e “EToPM.24h vs EToFAO.C.d” foi realizada por meio da raiz quadrada do erro quadrático (RMSE), coeficiente de correlação de Pearson (r) e índice de concordância “d”. Nas análises, verificou-se que: i) As associações entre “EToPM.d vs EToFAO-C.d” e “EToPM.24h vs EToFAO-C.d” indicaram excelente desempenho das estimativas da ETo com o “Módulo Evapotranspiração da Plataforma Moretti”, em relação ao Programa “FAO ETo Calculator”, para as estações Castro (clima Cfb) e Marechal Cândido Rondon (clima Cfa), do Estado do Paraná; ii) A EToPM.24h obtida no “Módulo ETo da Plataforma Moretti” tiveram médias diárias para os meses analisados (janeiro, fevereiro e março) muito próximas da EToFAO-C.d estimada com o programa “FAO ETo Calculator” para o Estado do Paraná (climas Cfa e Cfb); iii) O “Módulo ETo da Plataforma Moretti” evidenciou aspectos bem interessantes quanto a possibilidade de analisar série de dados climáticos de forma rápida e precisa, além de possibilitar estimavas de ETo na periodicidade diária e horária

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Yohanne Larissa Rita 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz um tema atual e bem relevante com uma metodologia automatizada de estimar rapida e precisamente a evapotranspiração de referência com o método Penman-Monteith. O tema contribui para as Ciências do solo, está bem apresentado, sendo inovador

Foto do Usuário Stefanie Lais Kreutz Rosa 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema. A criação de uma Plataforma para análise rápida de dados climáticos é uma ferramenta de grande utilidade, visando o ganho de tempo e recursos no estudo na ETo.

Foto do Usuário Aline Alves Amaral 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem desenvolvido com uma boa técnica de avaliação. Apresenta grande contribuição para os estudos em que se utiliza a ETo. Importante destacar que o trabalho é bem estruturado e objetivo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.