SUCESSÃO FAMILIAR: AS DIFICULDADES DE INSERIR A GERAÇÃO Y NAS EMPRESAS FAMILIARES.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 200


Certificado de participação:
Certificado de Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura

Certificado de publicação:
Certificado de Reginaldo Adriano de Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lilian Beatriz Ferreira Longo , Rita De Cássia Martins De Oliveira Ventura , Laila Sanglard Malosto Vidal , Luiz Gustavo Leite Souza , Reginaldo Adriano De Souza

ABSTRACT
O artigo apresenta um estudo sobre as empresas familiares da cidade de Manhumirim-MG. O objetivo geral é identificar quais são os conflitos existentes entre as gerações X e Y no que diz respeito à inserção dos herdeiros no negócio da família e sua ascensão ao cargo de gestores. A metodologia é de caráter qualitativa, com abordagem descritiva e para a técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com roteiro pré-estabelecido. Nota-se no referencial teórico que as duas gerações têm formas distintas de enxergar e encarar o trabalho, assim como a forma de significá-lo, o que causa atritos ao se encontrarem no mesmo ambiente de trabalho, o que foi percebido também na pesquisa, pois os jovens não concordam com a forma mais rígida de gestão dos pais e estes não se encontram prontos para deixar o controle. Apesar disso, conclui-se que os mais novos, ainda que encontrem resistência e dificuldades com os mais velhos, contam com sua experiência para aprender e seguir ao se tornarem gestores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leisianny Mayara Costa Silva 09-02-2021 09:50:35

O documento não está disponível, sendo impossível avaliá-lo.

Foto do Usuário André Rodrigues Prado 09-02-2021 09:50:35

Trata-se de um ótimo artigo, mas devida a relevância da temática poderia ter sido mais explorado e ampliado.

Foto do Usuário Thayanne Branches Pereira 09-02-2021 09:50:35

O objetivo geral foi alcançado? Se sim, justifique com dados da pesquisa?Qual o diferencial deste estudo? Qual o tipo de estudo? descritivo, exploratório ou explicativo?

Foto do Usuário Michelle Castanho Machado 09-02-2021 09:50:35

Gostei muito do tema, pois é uma realidade o conflito de gerações no ambiente de trabalho, especialmente quando se trata de formas de gestão. O artigo está bem estruturado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.