NÚMERO ANUAL DE ANIMAIS REGISTRADOS DA RAÇA BERGAMÁCIA BRASILEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 210


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanessa Daniele Mottin , Jurandir Ferreira Da Cruz , Jhon Barbosa Da Silva , Jennifer Souza Figueredo , Lorena Santos Sousa , Andrei Dos Santos Souza , Natália Deniz Brito , Jaislânia De Jesus Nunes

ABSTRACT
Este estudo objetivou descrever e analisar o número anual de animais registrados da população de ovinos da raça Bergamácia Brasileira. Foram avaliados dados de pedigree de 2.399 animais, nascidos no período de 1972 a 2018. As informações de pedigree (pai, mãe, sexo, data de nascimento e rebanho) foram obtidas junto ao banco de dados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO. Nos 8 primeiros anos de formação da raça a média de registros foi de 5,75/ano; nos demais anos houve oscilações na quantidade de animais registrados, com uma redução expressiva no número de animais registrados nos últimos quatro anos sendo que nos últimos dois anos foram registrados em média de 29 animais/ano. Conclui-se assim, que há uma tendência de menor número de animais registrados nos últimos anos na raça Bergamácia Brasileira, sendo relevante o alerta para a importância de registros e para a conservação da raça.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lorena Santos Sousa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante, a raça possui poucos estudos

Foto do Usuário Jennifer Souza Figueredo 09-02-2021 09:50:35

O trabalho retrata um assunto pouco estudado e de bastante relevância .

Foto do Usuário Jeane Da Silva Tavares 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho. Podendo ser um percussor de novos estudos sobre a raça, como por exemplo a razão da diminuição de seus rebanhos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.