artigos
Convibra Conference - QUALIDADE DA ÁGUA ARMAZENADA EM CISTERNAS DO ASSENTAMENTO GLÊNIO SÁ, ZONA RURAL DE CARAÚBAS-RN
QUALIDADE DA ÁGUA ARMAZENADA EM CISTERNAS DO ASSENTAMENTO GLÊNIO SÁ, ZONA RURAL DE CARAÚBAS-RN

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sistemas de Avaliação em Saúde

Acessos neste artigo: 69


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Enos De Araújo Almeida

ABSTRACT
O uso de cisternas para armazenar água durante os meses sem precipitação contribui para minimizar o problema da quantidade, mas a potabilidade muitas vezes pode ser inadequada. Dessa forma o presente estudo teve como objetivo realizar um estudo da qualidade de águas de cisternas da zona rural do município de Caraúbas-RN. Devido ao grande contato com fatores que proporcionam problemas microbiológicos e físico-químicos, avaliar e ou quantificar os paramentos de potabilidade se faz necessário. Por tanto esse trabalho avalia a águas de cisternas no assentamento Glênio Sá, assim como sua adequação quanto aos padrões de qualidade e identidade estipulados pela legislação brasileira. O uso de questionário e observações de condições e cuidados praticados pelos proprietários também foi empregado.  As amostras de água coletadas no Assentamento Glênio Sá, foram transportadas até o laboratório de química aplicada da UFERSA - Caraúbas, onde foram analisados e confrontados seus teores com os padrões de qualidade exigidos por lei. As amostras foram coletadas de sete cisternas diferentes (1 de carro-pipa, 4 água de chuva, 1 água de açude, 1 água de poço) sendo os ensaios conduzidos com um número mínimo de três repetições. No tocante a análise que diferenciou mais dos valores máximos definidos em legislação foi a amostra de água de poço. Para as cisternas com água exclusivamente de chuva notou-se uma boa qualidade para paramentos físico-químicos. Todavia todas as amostras apresentaram colônias de coliformes totais e apenas a C3 não apresentou colônia de E.coli.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eusvaldo Barbosa Dourado 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bem escrito e apresenta introdução, objetivo e metodologia bem referenciados e adequados ao tema. Os resultados são interessantes e demonstram alterações importantes, entretanto senti falta da apresentação dos dados de forma mais robusta com apresentação dos números mais específicos sobre qualidade da água nas amostras avaliadas. A conclusão demonstra que adequação dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos é necessária dentro de uma região que sofre com secas e o armazenamento de água, apresentando também uma lacuna na informação que não chega até as pessoas que utilização dessa estratégia de armazenamento quanto ao tratamento para consumo.

Foto do Usuário Rafael Ruy Gouvea 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, mas senti falta de corroborar os seus resultados com outras evidencias cientificas e discutir um pouco mais o trabalho também.

Foto do Usuário Marta Mariana Nascimento Silva 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui um tema bastante relevante para a saúde pública e com sua devida importância cientifica poderia abranger informações mais atuais e descritiva que fizessem contextualização com a realidade da área. Senti falta na metodologia as informações sobre a estatistica assim como os resultados e discussões poderiam ser mais descritivos, detalhados e contextualizados.

Foto do Usuário Alisson Fernandes Bolina 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante sobre a qualidade da água armazenada em cisternas de um cenário de pesquisa da zona rural. O objetivo está claro e conciso. Da mesma maneira, a descrição da metodologia utilizada para avaliar os parâmetros físico-químico e microbiológico da água. Entretanto, não ficou claro como o dado, a seguir, foi coletado e analisado: “ficou também evidenciado que nenhum morador desta comunidade filtrava a água antes do consumo e tão pouco utilizavam qualquer método de desinfecção desta água, sendo estes procedimentos comuns a todos os moradores desta localidade.” De maneira geral, destaco que há encadeamento das ideias e, assim, a leitura flui bem.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.