artigos
Convibra Conference - DENSIDADE VOLUMÉTRICA EM PASTAGEM DE Brachiaria brizantha CV. XARAÉS COM DIFERENTES FONTES DE (N) NITROGENIO
DENSIDADE VOLUMÉTRICA EM PASTAGEM DE Brachiaria brizantha CV. XARAÉS COM DIFERENTES FONTES DE (N) NITROGENIO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 68


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camilla Araujo Do Nascimento Rezende , Carlindo Santos Rodrigues , Ingrid Araújo Lima

ABSTRACT
Objetivou-se analisar o efeito de diferentes doses e fontes de nitrogênio usados na adubação nitrogenada sobre a densidade volumétrica em pastagens de Brachiaria brizantha cv. Xaraés. O experimento foi realizado na Fazenda Talitha localizada em Monte Gordo, Camaçari – BA, teve duração de 380 dias e foi dividido em três períodos de acordo com o regime hídrico (transição água/seca com 123 dias, seca com 97 dias e água com 160 dias). Utilizou-se blocos ao acaso em esquema fatorial 3x2x4, onde temos três períodos de experimento (transição água/seca, seca e águas), duas fontes nitrogenadas (ureia e ureia com inibidor de urease- NBPT) e quatro doses de N.ha-1.Ano (0, 80, 160 e 240 kg N. ha-1), além do tratamento que não recebeu fertilizante nitrogenado. Foi avaliado a densidade volumétrica da forragem, a mesma foi calculada dividindo-se o valor da sua massa (massa pré-pastejo e massa pós-pastejo) pela altura correspondente do pasto, sendo expressa em kg.ha-1.cm-1 de MS. Na densidade volumétrica da forragem, houve efeito significativo para período (P=0,0231), dose (P<0,0001) e para a interação período x dose (P=0,0020), com erro padrão da média (EPM) de 3,20. Doses de até 240 kg de N.ha-1 ano-1 promovem aumento linear na densidade volumétrica do capim Brachiaria brizantha cv. Xaraés, com maiores valores nos períodos da água e transição água seca.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodrigo Cesar Dos Reis Tinini 09-02-2021 09:50:35

Muito bem escrito, muito interessante trabalhos com pastagens, uma vez que devemos buscar o índice produtivo mais elevado de uma forragem,

Foto do Usuário Denise Adelaide Gomes Elejalde 09-02-2021 09:50:35

A introdução precisa ser revisada, existem vários erros gramaticais e ortográficos.

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Um bom trabalho. Apenas verifique os problemas de formatação e pontuação.

Foto do Usuário Alexsandro Bahr Kröning 09-02-2021 09:50:35

Um bom trabalho. No entanto tem alguns problemas de problemas de escrita e formatação. Poderia ter dividido o texto em parágrafos para facilitar a leitura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.