DESEMPENHO DE FRANGOS NA FASE INICIAL SUBMETIDOS A DIETAS CONTENDO DIFERENTES NÍVEIS DE FARELO DE RAIZ DE MANDIOCA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 226


Certificado de participação:
Certificado de Bianca Lima Ferreira

Certificado de publicação:
Certificado de Bianca Lima Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca Lima Ferreira , Daniela Aguiar Penha Brito , Daniel Dario De Oliveira Nunes , Hiago Soares De Sousa

ABSTRACT
As fontes de energia da ração de frangos de corte são consideradas um dos pontos de maior desafio para avicultura moderna, visto que o milho apresenta alto custo especialmente em regiões de baixa disponibilidade desse insumo. A mandioca destaca-se como uma fonte viável para inclusão nas rações de aves no Brasil, pois se trata de uma cultura amplamente difundida e rica em amido altamente digerível, porém com baixo nível de proteínas. O uso do farelo da raiz integral da mandioca é a forma de uso mais crescente, sendo que há considerável variação dos resultados quanto aos níveis de inclusão para se obter melhor desempenho de aves e qualidade de carcaça. Esse projeto avaliou a inclusão do farelo de raiz de mandioca (FRM) na alimentação de frangos de corte. Foi conduzido um delineamento experimental foi inteiramente ao acaso (DIC), sendo as aves distribuídas em
quatro tratamentos (0%; 7,5%; 15%, 22,5% de inclusão) e quatro repetições de 16 aves cada. Foram formulados três programas de alimentação conforme a fase inicial de crescimento e final. Os valores de desempenho zootécnico das aves foram medidos no início do (8; 22 e 36 dias de vida) e ao final do período de cada programa de alimentação (21; 35 e 42 dias de vida). Os parâmetros avaliados foram ganho de peso (GP), consumo médio de ração (CMR), conversão alimentar (CA), viabilidade, rendimento de carcaça e vísceras, capacidade de retenção de água, perda por cozimento e o custo da alimentação. O trabalho foi submetido à Comissão de Ética no Uso Animal em Ensino e Pesquisa (CEUA) do IFMA para apreciação, do qual foi e aprovado sob n° 23249.038473.2018-18.
Palavras-chave: avicultura, Manihot esculenta, rendimento, peso, carcaça, custo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodrigo Cesar Dos Reis Tinini 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante trabalhos que busquem alimentos alternativos na dieta de animais, ainda mais a Mandioca que é uma cultura muito comum no Brasil.

Foto do Usuário Emmilly Souza De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O tema muito atual, a metodologia foi bem elaborada, assim como o trabalho possui grande relevância na área.

Foto do Usuário Alexandre Antonio Pasqualini 09-02-2021 09:50:35

Bom. Interessante para aplicações diretas no campo

Foto do Usuário édina De Fátima Aguiar 09-02-2021 09:50:35

O Trabalho é um tema considerado bom, quando em regiões onde a dificuldade de obter o milho, porém muito cuidado deverá ser tomado com aves em sistema convencional com alimentação no período inicial, pois é o período crítico da criação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.