HIGIENIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 236


Certificado de participação:
Certificado de David Santos Rodrigues

Certificado de publicação:
Certificado de David Santos Rodrigues

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Solange De Sousa , David Santos Rodrigues , Aliou Toro Lafia

ABSTRACT
A maior parte dos micronutrientes, fibras e componentes funcionais essenciais para o bom funcionamento do corpo são de origem vegetal sendo os principais componentes de uma alimentação saudável. A educação sobre a higienização de alimentos pode fazer uso de métodos diferenciados para trabalhar ações de autopreservação da saúde. O conhecimento de higienização de alimentos possibilita ao consumidor preservar a sua saúde evitando as infecções alimentares que é uma ameaça para saúde pública. Tanto neste período de confinamento devido a pandemia causada por Coronavírus (Covid-19) quanto em tempos de normalidade o controle sanitário é de importância na rotina diária. As pessoas estão manipulando alimentos em feiras livres e supermercados sem medidas preventivas. Objetivou-se com este trabalho revisar os métodos de sanitização e higienização de frutas e hortaliças e propor um fluxograma de limpeza para uso doméstico. As doenças transmitas por alimentos (DTA) são transmitidas através da ingestão de alimentos e bebidas contaminados por patógenos, parasitas, agentes químicos, agentes físicos e biológicos. As principais causas dessas contaminações ocorrem por higienização pessoal incorreta e falhas no monitoramento os métodos de higiene. Foi proposto um fluxograma para a higienização dos alimentos. E Mesmo com todos esses cuidados, observamos que alguns sanitizantes ainda não conseguem eliminar totalmente os microrganismos patogênicos. Contudo a correta higienização pode diminuir a contaminação e diminuir a disseminação de doenças.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jennifer Souza Figueredo 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante para a área principalmente no cenário atual do Pais. Sugiro alterar a cor de uma citação que aparece destacado em vermelho no texto.

Foto do Usuário Jaislânia De Jesus Nunes 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e muito relevante.

Foto do Usuário Reginaldo Ferreira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Titulo do artigo: ou fica Coronavírus ou COVID-19 RESUMO: Onde está escrito, As doenças transmitas por alimentos, corrigir para transmitidas. Final do resumo: e falha no monitoramento, onde está os métodos corrigir por, dos métodos. Fazer a seguinte correção no final do resumo do artigo depois de Mesmo com todos esses cuidados, observamos que alguns sanitizantes ainda não conseguem eliminar totalmente os microrganismos patogênicos. Contudo a correta higienização pode diminuir a contaminação e consequentemente a disseminação de doenças. Foi proposto um fluxograma para a higienização dos alimentos. Em função disso, foi proposto um fluxograma didático para melhorar a higienização dos alimentos.

Foto do Usuário Bruna Gadelha Gomes 09-02-2021 09:50:35

Trabalho importante, de cunho informativo e educativo. Bastante relevante para o atual cenário que nos encontramos.

Foto do Usuário Julieny Aline Da Silva Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresentado engloba as principais e mais utilizadas formas de higienização de frutas e hortaliças, o que pode contribuir de maneira simples e didática para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender acerca do assunto. Os autores utilizam-se de uma linguagem apropriada e de simples compreensão o que torna o artigo de fácil assimilação. Podendo até ser usado como cartilha informativa durante esse período de pandemia (Coronavírus - covid 19) .

Foto do Usuário Anael Queirós Silva Barros 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante para este momento. parabéns! Bem escrito e detalhado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.