APROVEITAMENTO DE ÁGUA PROVENIENTE DE APARELHOS DE AR CONDICIONADO NO IFPI CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 251


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Hernandes De Oliveira Feitosa , Filipe Cavalcante Caldeira , Hortênsia Dias Gomes

ABSTRACT
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social, esta que é evidenciada pelas diferenças registradas entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento. Devido a tal, torna-se viável a proposta do desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. Não significa parar, mas sim balancear a produção e procurar fontes alternativas de recursos ecologicamente viáveis. Uma alternativa que pode contribuir, são por meio dos aparelhos de ar condicionado, que são utilizados em larga escala em prédios comerciais, residenciais e em instituições onde gera gotejamento de água, derivada da umidade do ar condensada quando o aparelho resfria o ar do ambiente interno. Assim, a presente pesquisa visou estudar a quantificação do aproveitamento de água proveniente dos aparelhos de ar condicionado instalados IFPI – Campus São João do Piauí, visando reduzir o consumo de água e contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos da região. A pesquisa foi realizada no ano de 2019. De acordo com os resultados conclui-se que o volume de água que pode ser coleta do anualmente será de 1.462 m3, considerando 200 dias letivos; água apresenta parâmetros físico químicos que se adequa ao uso da irrigação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Trabalhos desse tipo são sempre meritórios, haja vista pelos impactos ambientais ocasionados a todo momento. A água é um recurso finito. excelente!

Foto do Usuário E Dna Antônia Da Silva Brito 09-02-2021 09:50:35

Pesquisa de relevância para uso na agricultura principalmente onde o volume pluviométrico é pequeno durante o ano.

Pesquisa de grande relevância, e apresenta uma aplicabilidade na agricultura, principalmente para regiões com baixo volume pluviométrico. Tema atual, parabéns!

Foto do Usuário Lucilane Beserra Sousa 09-02-2021 09:50:35

varias perguntas atualmente são feitas para reutilizar essa água que é jogada fora,esse modo de reutilizar deveria ser feito pelo mundo todo. pergunta: por que não pode ser consumida a água ? sugestão: é uma ideia ótima que vai fazer bem pro meio ambiente e pro proprietário

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.