COEFICIENTE DE VARIAÇÃO DE VAZÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO SUPERFICIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 251


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marconi Batista Teixeira , Fernando Nobre Cunha , Daniely Karen Matias Alves , Frederico Antonio Loureiro Soares , Vitor Marques Vidal , Fernando Rodrigues Cabral Filho , Gabriela Nobre Cunha , Jean Gonçalves Oliveira

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi avaliar a variação de vazão ao longo do tempo e em diferentes pressões de operação de um sistema de gotejamento superficial. O experimento foi realizado em uma casa de vegetação instalada na área experimental do IFGoiano – Campus Rio Verde. A casa de vegetação é constituída de cobertura de filme plástico polietileno transparente, de 150 micras e laterais fechadas, com tela tipo sombrite com 30% de interceptação. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, analisado em esquema fatorial 4 × 6, com três repetições. Os tratamentos consistiram em quatro pressões (0,8, 1,1, 1,4 e 1,7 kgf) e seis tempos de funcionamento (600, 650, 700, 750, 800, 850 horas). O sistema de irrigação utilizado foi o de gotejamento superficial dotado de emissores autocompensantes modelo iDrop PC-PCDS com vazão de 2,2 L h -1 e pressão de operação de 5 a 45 mca, inseridos em mangueira de polietileno de baixa densidade de 16 mm, com espaçamento de 0,5 m. Depois de tabulados os dados de vazão, foi efetuado o cálculo do coeficiente de variação de vazão. Nos tempos de funcionamento de 600, 650, 700, 750, 800 e 850 horas, do sistema de irrigação por gotejamento superficial, os menores coeficientes de variação de vazão (<6%) são verificados na pressão de 1,21 kgf.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alisson Macendo Amaral 09-02-2021 09:50:35

Os autores não inseriram o Abstract no trabalho. Sugiro colocar!

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Sempre imporrante estudar essa questão estatística, pois a confiabilidade de um trabalho está atrelada a variação dos dados. Só achei que a introdução deveria ser mais bem fundamentada e atualizada. No mais, é interessante.

Foto do Usuário Bruno Marcos Nunes Cosmo 09-02-2021 09:50:35

Considerei o trabalho condizente com o que espera-se ao ler o título, contudo, observei alguns pontos que inclusive reforçam outros comentários que vi sobre o trabalho: A) Os autores dispunham de até 20 páginas para abordar seu estudo, então seria interessante ter inserido o título, resumo e palavras chaves em inglês, mesmo não sendo elementos obrigatórios, pois incorpora o trabalho e não havia nenhum tipo de restrição com relação ao tamanho do estudo; B) Novamente apegado a questão do espaço, a introdução do trabalho foi muito curta, como foram usadas apenas 5 das 20 páginas disponíveis, os autores poderiam ter fundamentado melhor seu estudo em outros trabalhos semelhantes (houve apenas 2 citações na introdução); C) Vinculado as citações, os resultados só foram comparado com um único estudo da literatura, ou seja, havia espaço e trabalhos semelhantes que poderiam ter sido citados e utilizados para reforçar a discussão do estudo; D) Esta última consideração é mais uma dúvida do que uma crítica. Para realizar o cálculo da variação de vazão, são coletadas informações que permitem também os cálculos de uniformidade por meio de CUC e CUD, por exemplo, então dispondo de informações e espaço, por que os autores não realizaram estas avaliações para melhorar o trabalho? Os dados seriam os mesmos que foram coletados, apenas avaliados por uma outra equação. Obs..: Notei que os autores submeteram outros trabalhos fazendo tais avaliações, contudo, uniformidade e variação estão muito próximas e talvez seriam mais interessante realizar um estudo único com mais informações do que pequenos estudos fragmentados. Do mais achei o trabalho e a condução muito condizentes, sei que este tipo de avaliação demanda tempo e paciência, mas creio que poderiam ter abordado melhor a parte teórica ou de lapidação das informações obtidas.

É um tema muito interessante porque trata de uniformidade de aplicação de água na irrigação e por consequência, na economia do uso da água. Penso que os autores deveriam ter explorado mais o assunto na Introdução, com autores. Acredito que algumas informações adicionadas não foram utilizadas, como no texto para justificar os resultados obtidos, como por exemplo a Tabela 1.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.