CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA BROMÉLIA Neoregelia “Fireball” EM DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 186


Certificado de publicação:
Certificado de Walter Aparecido Ribeiro Júnior

Certificado de participação:
Certificado de Walter Aparecido Ribeiro Júnior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paula Piazzalunga , Walter Aparecido Ribeiro Júnior , Paulo Jorge Dias Filho , Jean Carlo Baudraz De Paula , Gabriel Danilo Shimizu , Luana Taina Machado Ribeiro , Renata Koyama , Ricardo Tadeu De Faria

ABSTRACT
Do gênero Neoregelia, destaca-se a espécie Neoregelia “FireBall”, uma integrante da família Bromeliaceae que gera profundas discussões entre taxonomistas, pesquisadores e entusiastas por bromélias, pois é amplamente comercializada como planta ornamental, mas sua descrição taxonômica nunca foi formalmente realizada, o gênero é reconhecido, mas o epíteto específico não, por isso “Fireball” sempre é escrito com a letra “F” maiúscula, para não ser confundido com uma espécie e apesar de ser tratado como uma, recebe um Nomen nudum. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de diferentes níveis de sombreamento no crescimento da bromélia Neoregelia “Fireball”. O experimento foi conduzido de abril a setembro de 2019, na Universidade Estadual de Londrina – PR – Brasil. Foram utilizadas 20 plantas que foram distribuídas em 4 diferentes níveis de sombreamento (30, 50, 70 e 80%) e 1 controle (0%). As plantas apresentaram inicialmente tamanhos médios de 13,22 ± 3,0 cm de diâmetro de roseta (DR), 9,50 ± 2,0 cm de altura (H) e 13 ± 3 folhas viáveis (NFV). Ao final foram avaliados os parâmetros fitométricos: número de folhas viáveis (NFV), altura da planta (HA) e diâmetro da roseta (DR) o número de folhas secas (NFS) e de brotos (NB), massa seca da parte aérea, de raízes e brotos. As variáveis foram submetidas aos testes de normalidade dos erros e homocedasticidade das variâncias e, posteriormente a análise de variância, a 5% de probabilidade de erro com a utilização do software estatístico R. Para este experimento não foi possível observar diferenças significativas no crescimento das bromélias, pois essas se adaptaram e mostraram que podem ser cultivadas e produzidas em todos os sombreamentos testados, e apresentaram tamanho médio de 17,74 ± 2,0 cm DR, 10,64 ± 1,50 cm H, com 16 ± 4 NFV e 1 ± 1 brotos. A bromélia Neoregelia “Fireball” é uma planta de alta plasticidade e fácil adaptação, podendo ser cultivada e produzida a pleno sol e em ambientes sombreados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernando Teruhiko Hata 09-02-2021 09:50:35

Ótima contribuição científica para a área de plantas ornamentais. Quanto ao trabalho, tenho algumas considerações: No corpo do texto a palavra ''FireBall'' é escrita com o ''b'' maiúsculo intencionalmente? Às vezes aparece maiúsculo outras minúsculo. Nos títulos dos gráficos e tabelas adicionar mais informação a respeito do trabalho: Por exemplo: Médias dos parâmetros número de folhas viáveis (NFV), número de folhas secas (NFS),número de brotos (NB), massa seca da parte aérea (MAS (g)), massa seca de raízes (MSR (g)), massa seca dos brotos (MSB (g)), de bromélia Neoregelia “Fireball” submetidas a níveis de sombreamento não significativos a 5% de probabilidade. Sugestão: Adicionar '' de bromélia Neoregelia “Fireball” submetidas a níveis de sombreamento''

Foto do Usuário Cristina Pandolfo 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem formulado e redigido. Apresenta uma análise estatística apropriada ao objetivo do trabalho. Sugiro observar melhor a construção dos títulos de tabelas e figuras. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Elberson José Da Silva Souza 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante, possui leitura fácil, mostra bem qual o objetivo. Porem achei que os resultados não foram satisfatórios, talvez pelo fato da pesquisa ter uma clareza na discussão final.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.