ESTUDO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS PARA A REMOÇÃO DE ÓLEO E DERIVADOS EM ÁREAS AMBIENTAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Biotecnologia e bioecologia

Acessos neste artigo: 218


Certificado de publicação:
Certificado de RICARDO GUILHERME KUENTZER

Certificado de participação:
Certificado de RICARDO GUILHERME KUENTZER

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rui Carlos De Souza Mota , Elba Gomes Dos Santos , Ricardo Guilherme Kuentzer , Bento Pereira Da Costa Neto

ABSTRACT
Com o aumento da produção de petróleo, devido ao avanço da demanda mundial do produto e seus derivados, houve o crescimento das atividades de exploração, produção, transporte e armazenamento, consequentemente aumentou também os riscos de acidentes inerentes a essas atividades como, por exemplo, a ocorrência de derramamentos de petróleo e derivados em mares e rios. Por se tratar de produtos tóxicos, com alto risco de contaminação, estes, podem provocar graves danos ao meio ambiente quando em contato com as águas de oceanos e mares ou com a superfície do solo. Atualmente, existem várias técnicas e equipamentos para conter, remover, recuperar ou degradar um derramamento de óleo no mar, tais como o uso de materiais adsorventes. Os adsorventes comerciais mais utilizados são os materiais sintéticos, feitos de polipropileno e poliuretano. Eles possuem características favoráveis como: baixa densidade, baixa sorção de água, boa resistência física e química e boa sorção de óleo, porém destaca-se a desvantagem de não serem biodegradáveis e muito caros. Desta forma, o presente trabalho tem como finalidade verificara influência de produtos naturais como forma de remediação para derramamentos de óleos nos mares e rios. Esses materiais merecem destaque principalmente por serem biodegradáveis e provenientes de fontes renováveis além de possuírem baixo custo de aquisição. As biomassas utilizadas foram: palha, alecrim do mato, casca de coco licuri, casca de palmeira. Os resultados obtidos apontam para a viabilidade da utilização destes materiais, que dependendo das condições de uso, podem remover completamente o óleo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Noel Barbosa Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema bastante relevante para ser aplicado no manuseio ambiental.

Foto do Usuário Alvaro Graeff 09-02-2021 09:50:35

Estudo relevante e bastante atual. A busca por alternativas bioenergeticas deve fazer parte de qualquer nação em que a dependencia por energia esta condicionada a importação. Bom trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.