COMPOSTO ORGÂNICO DE ALCATRÃO VEGETAL NA PRODUÇÃO DE ALFACE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 246


Certificado de publicação:
Certificado de Anna Kelly Severino Santos

Certificado de participação:
Certificado de Anna Kelly Severino Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Anna Kelly Severino Santos , Rafael Carlos Dos Santos

ABSTRACT
Uma possibilidade encontrada para o tratamento do alcatrão vegetal foi à biodegradação microbiana pela compostagem. Objetivou-se com este trabalho avaliar o uso do composto orgânico com alcatrão vegetal na produção de alface. Não foi observada interação significativa (p < 0,05) entre as doses de composto orgânico com alcatrão vegetal e esterco bovino para as variáveis, diâmetro de cabeça, número de folhas, MFPA e MSPA, tendo as variáveis sido estudadas individualmente de acordo com a significância dos fatores isolados. Para o diâmetro e altura de caule foi observada interação significativa entre as doses de composto orgânico com alcatrão vegetal e esterco (p < 0,05) com resultado superior do composto orgânico com alcatrão vegetal em relação ao esterco bovino. O composto orgânico com alcatrão vegetal pode ser usado como fertilizante orgânico na cultura da alface apresentado efeito similar ao esterco bovino. A dose média de 91,46 t ha-1 de composto orgânico com alcatrão vegetal proporcionou a máxima produção no cultivo de alface. A compostagem mostrou-se uma estratégia para destinação adequada do alcatrão vegetal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Trabalho excelente, não só na questão da busca de um adubo, mas no aspecto ambiental, reduzindo o descarte desse resíduo poluidor. Tenho um trabalho semelhante com aproveitamento de cinza vegetal na área der Ciência do Solo, que também é um produto gerado em grande quantidade e descartado no ambiente, poluindo águas e animais. Porque não estudou o efeito do esterco bovino? e da interação? teria que ter colocado as duas curvas quando houve interação

Foto do Usuário Henrique Guilhon De Castro 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem organizado abordando o uso de alternativas de adubação orgânica para a alface. Em resultados foi apresentado os gráficos das variáveis somente para o tratamento com o composto, mas poderia ter feito também uma tabela para visualização dos dados dos dois tratamentos qualitativos (adubação com esterco bovino e composto) com a realização de testes de médias.

Foto do Usuário Danilo Pezzoto De Lima 09-02-2021 09:50:35

Ótimo tema por trazer uma alternativa sustentável ao uso do alcatrão Falta detalhamento da análise de solo e dos compostos. Faltou resultados/gráficos que detalha algumas avaliações fitotécnicas da alface com os resultados do esterco bovino comparado ao composto com alcatrão.

Foto do Usuário Alena Thamyres Estima De Sousa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta uma enorme relevância, principalmente por enfatizar a redução da poluição ambiental. Porém faltou clareza no titulo do trabalho quando compara-se ao objetivo, portanto sugiro ter mais coerência entre o objetivo e o t´tulo do trabalho. Em relação a introdução deviam ter explorado com mais informações, tendo em vista a importância do trabalho. As referências utilizadas são muito antigas, sugiro buscar informações mais recentes. Nos resultados e discussões poderia ter enfatizado os dados mais importantes, para não se tornar muito cansativo para o leitor. No mais, o trabalho atendeu aos objetivos propostos na metodologia.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.