Nível de Conhecimento de Estudantes de Ciências Contábeis sobre a Demonstração dos Fluxos De Caixa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 191


Certificado de participação:
Certificado de Nadielli Maria dos Santos Galvão

Certificado de publicação:
Certificado de Nadielli Maria dos Santos Galvão

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nadielli Maria Dos Santos Galvão , Gabriel Santos De Jesus

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi verificar o nível de conhecimento dos estudantes de Ciências Contábeis sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa. Para tal, realizou-se uma pesquisa do tipo survey com estudantes de ciências contábeis da Universidade Federal de Sergipe, no campus de Itabaiana. Verificou-se que a média dos alunos foi 8,703, ou seja, a maioria deles acertou mais de 50% das questões. Percebeu-se ainda que a maior dificuldade dos discentes está nos pontos relacionados às atividades de investimento e financiamento, enquanto que estes estão mais familiarizados com as atividades operacionais. Destaca-se que nenhuma das variáveis do perfil obteve uma correlação estatisticamente significativa com a nota do respondente. Apenas ficaram próximo disso o gênero e o período. A média de acerto das mulheres foi de 9,129, enquanto dos homens 8,303. No que tange ao período, os alunos do 6º semestre obtiveram maior desempenho (média de 9,296) que os alunos do décimo (8,466). Em outras palavras, o fato do aluno avançar no curso não significa que seu conhecimento sobre a DFC é ampliado. O estudo trouxe um feedback para a instituição participante da pesquisa e seus docentes, bem como traçou um caminho para que outras universidades analisem também a situação de seus estudantes quanto ao conhecimento adquirido acerca do demonstrativo objeto de estudo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alex Fabiano Bertollo Santana 09-02-2021 09:50:35

ótimo trabalho, apresentou os resultados de acordo com a proposta de estudo.

Artigo muito bem escrito, metodologia adequada, resultado discutido com outros estudos, muito bom.

Foto do Usuário Andreza Cristiane Silva De Lima 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente, parabéns aos autores, pois o tema é relevante, principalmente como retorno à professores e coordenadores do curso de contabilidade, apesar dos resultados estarem limitados a um certo número de estudantes de uma universidade. Um das sugestões seria verificar na literatura internacional outros estudos semelhantes para que possam ser integrados à seção de estudos anteriores. Além disso, melhorar a qualidade da imagem dos gráficos nos resultados, pois ficou um pouco difícil de compreender, pois a fonte está bem pequena. No mais, o trabalho está muito bom!

Foto do Usuário José Aparecido Moura Aranha 09-02-2021 09:50:35

Temática oportuna. A amostra poderia ser mais ampla, envolvendo outras instituições locais, como faculdades/universidades privadas. Não seria interessante um estudo comparativo no nível de conhecimento sobre DFC entre alunos de universidade pública e instituições privadas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.