ANÁLISE DA DEMANDA E OFERTA DO MERCADO DE TRABALHO PARA ESTÁGIOS: A MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES DA UPE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 221


Certificado de publicação:
Certificado de Josimaik Veras Liberal

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Josimaik Veras Liberal , Josiete Da Silva Mendes , Eryka Fernanda Miranda Sobral

ABSTRACT
O objetivo deste artigo é analisar a demanda, a oferta e os fatores que podem influenciar os universitários do Curso Superior em Administração a buscar estágios. Para alcançar este objetivo, foi aplicado um questionário online com perguntas abertas e fechadas com 47 (quarenta e sete) discentes. Posteriormente, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos na pesquisa constatam que existe uma demanda de estudantes que querem estagiar (74% da amostra), visando a busca de conhecimento e aprender na prática, porém em áreas específicas de atuação. Assim, conclui-se que esse cenário é influenciado pelos discentes, por eles fazerem parte da geração Z, e pode-se concluir que com a grande demanda de vagas de estágio, os discentes podem escolher onde estagiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Cecilia Gondim Freire E Souza 09-02-2021 09:50:35

O artigo flui muito bem, o tema proposto foi bem apresentado.

Foto do Usuário Luiz Felipe De Melo Frota 09-02-2021 09:50:35

O artigo foi muito bem elaborado e trabalhado, sendo que o mesmo flui de maneira satisfatório. A única observação que poderia ser feita é a respeito das referências utilizadas no item ''3 Aspectos Metodológicos'', onde as mesmas, apesar de serem pertinentes, são um pouco desatualizadas. Contudo, tal característica provavelmente é devida à pouca abundância de referências nessa área de estudo, o que justifica as referências utilizadas no texto.

Foto do Usuário Joyci Maria Inacio Machado 09-02-2021 09:50:35

O artigo abrange um assunto muito interessante e relevante, é um tema que gera discordâncias, mesmo o estágio gerando conhecimento e experiência desde cedo para os estudantes, pode ser também uma forma de contratar funcionários com mão de obra barata, onde as empresas só contratam estagiários por ser mais barato e não ter um vínculo empregatício. A busca pelo estágio faz toda a diferença para os futuros profissionais, é uma forma do aluno se preparar para o mercado de trabalho, colocando em prática o que aprender nas aulas. Recomendam-se alguns aprimoramentos, para melhorar a estrutura do artigo, primeiramente uma revisão gramatical, tendo alguns erros de concordância que atrapalham o entendimento do texto ( exemplos: '' Portanto, para Standing (2011), os estagiários estão prestando um serviço barato sem perspectiva de progresso, que termina impulsionado os baixos salários e tirando a oportunidade de outras pessoas que poderiam ser empregados.'' pág 04; Em: ''As pessoas quem falaram que tem interesse em estagiar, citaram 2 (dois) motivos: (1) “adquirir conhecimento”; e (2) “aprender na p.....'' pág 09. Achei interessante o questionário com os estudantes e o uso de gráficos para demonstrar os resultados. Seria interessante se aprofundar mais no tema, fazendo o questionário com alunos de outras faculdades e de outros estados e comparando-as. Foi coloca o nome dos autores no documento do artigo? Acho importante ter os nomes dos autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.