artigos
Convibra Conference - LIMING IN THE CHEMICAL PROPERTIES OF A FERRALITIC SOIL OF ANGOLA
LIMING IN THE CHEMICAL PROPERTIES OF A FERRALITIC SOIL OF ANGOLA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 16


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jorge João Delfim

ABSTRACT
A calagem é uma das praticas, mas eficientes e predominante para corrigir a acidez do solo e melhorar a sua fertilidade. Portanto, a acidez do solo associado a baixa fertilidade, são importantes limitantes para a produção agrícola em Angola. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a influencia da calagem nas propriedades químicas de um solo ferralítico (Oxisol) da Chianga. A amostragem do solo foi realizada na camada de 0 – 20 cm de profundidade no planalto central de Angola. O desenho experimental utilizado foi o completamente casualisado com um arranjo fatorial 6x2 (seis doses de calcário e duas épocas de amostragem do solo) e 5 repetições. Os tratamentos foram constituídos por seis doses: 0, 1, 2, 4, 6 e 8 Mg ha-1 de calcário. O solo foi incubado durante 90 dias a 60% da capacidade de campo, e se realizou amostragem de solo aos 60 e 90 dias depois da incubação para a analise química. A calagem teve efeito significativo na interação entre os tratamentos e as épocas de amostragem do solo (P = 0.1 y 0.001), e as diferentes doses de calcário incrementaram significativamente o pH, Ca2+, SB, CTC efetiva e reduziu a toxidade do Al3+ a saturação por Al do solo. Os resultados deste trabalho mostraram que as doses de calcário entre 4 e 8 Mg ha-1 reduz a acidez do solo e melhora a sua fertilidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Henrique Cesar Almeida 09-02-2021 12:50:35

É um tema ainda relevante em se tratando de fertilidade do solo, ainda mais por se tratar de solos de outros países, como a Angola. A estruturação do texto não está muito de acordo, tendo alguns descuidos como, por exemplo, formatação de subscrito e sobrescrito e outros detalhes como parágrafo, tabela, etc... Não entendi porque o uso de calcário calcítico ao invés do dolomítico, pois pode ocorrer um desequilíbrio da relação Ca:Mg do solo e, por consequência, uma limitação do Mg para as plantas. Na tabela 1 me parece que a concentração de Mg trocável no solo antes da calagem ficou abaixo do limite de quantificação do equipamento, ou seja, teores muito baixos de Mg. Somente um teste com plantas poderia de fato mostrar os benefícios da calagem. Enfim, é importante melhorar para a apresentação....

Foto do Usuário Andressa Cristhy Buch 09-02-2021 12:50:35

This study is quite interesting, not only for Africa but for comparative results with other countries. Although the writing is summarized, the work is scientifically satisfactory.

Foto do Usuário Ariston Da Silva Melo Júnior 09-02-2021 12:50:35

Pesquisa com contribuição importante, embora os resultados tenham alguma certa disparidade. Entretanto, os objetivos foram alcançados o que valida o estudo da arte.

Foto do Usuário Bruno Nicchio 09-02-2021 12:50:35

Excelente trabalho com grande contribuição para região realizada!