DESEMPENHO DE NOVILHAS ANGUS NA FASE DE TERMINAÇÃO EM CONFINAMENTO ALIMENTADAS COM E SEM POLPA CÍTRICA NA DIETA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 224


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Weliton Donizete De Camargo Soares , Miguel Machado

ABSTRACT
A polpa cítrica é um importante subproduto possível de ser utilizado na dieta de ruminantes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influencia da inclusão de polpa cítrica em três parâmetros zootécnicos: GMD (ganho médio diário), RC (rendimento de carcaça) e CV (conversão alimentar), em conjunto com indicadores financeiros como: custo diário de alimentação e lucro liquido por cabeça. Foram utilizadas 100 novilhas angus, divididas em dois lotes (A e B), de 50 animais cada. Os lotes foram alimentados com cevada, silagem de milho, pó de malte, gérmen de milho, ureia e núcleo mineral, sendo que lote A teve a inclusão da polpa cítrica. Houve efeito positivo e significativo da polpa cítrica nos parâmetros zootécnicos avaliados, proporcionando maior GMD, RC% e melhor conversão alimentar nos animais que receberam a dieta com inclusão de polpa cítrica. No entanto, houve diferença no peso inicial entre os lotes devido ao manejo empregado no confinamento. O uso da polpa cítrica na dieta também proporcionou maior lucro líquido final para o lote de animais que foram alimentados com esse subproduto. Portanto, a inclusão da polpa cítrica na dieta afeta positivamente o desempenho zootécnico de novilhas angus terminadas em confinamento e proporciona maior lucro líquido, de acordo com os dados obtidos nesse estudo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Ruiz Favaro 09-02-2021 09:50:35

A utilização de subprodutos na alimentação de ruminantes é de grande importância. Os resultados do trabalho apontaram viabilidade no uso de polpa cítrica.

Foto do Usuário Gustavo Gomes Lima 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, muito importante para o melhor conhecimento da eficiência produtiva de diferentes produtos para a alimentação animal.

Foto do Usuário Itiberê Saldanha Silva 09-02-2021 09:50:35

Estudo bem relevante. Resultados bem apresentados quanto à utilização de polpa cítrica na dieta em confinamento.

Foto do Usuário Arthur Santos De Araújo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem estruturado, com dados bem demostrados, mostrando com clareza a diferença encontrada como uso da polpa cítrica. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.