Análise do óleo essencial do capim citronela submetido à adubação orgânica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 220


Certificado de participação:
Certificado de Henrique Guilhon De Castro

Certificado de publicação:
Certificado de Henrique Guilhon De Castro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Henrique Guilhon De Castro , Karoline A. S. Braga , Victória Lima Silva Teixeira

ABSTRACT
A produção de princípios ativos pelas plantas medicinais pode ser influenciada pelo ambiente de cultivo. O estudo de tais condições é fundamental para se ter uma produção de material vegetal de melhor qualidade. Desta forma, este estudo teve por objetivo avaliar o efeito do uso da adubação orgânica no crescimento, na produção de biomassa e no teor e composição do óleo essencial do capim citronela (Cymbopogion nardus) sob as condições edafoclimáticas de Juiz de Fora- MG. A extração do óleo essencial foi realizada por hidrodestilação utilizando o aparelho de Clevenger adaptado e a identificação dos compostos químicos por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (CG-EM). As plantas apresentaram, no tratamento com adubação orgânica, aos 174 dias de transplante, uma produção de biomassa fresca de 1071,75g planta-1, estimando uma produtividade de 21,44 t ha-1. O teor de óleo essencial das amostras foi de 1,06% no tratamento sem adubação e 0,82% no tratamento com adubação. A técnica de CG-EM permitiu que fossem identificados 14 compostos químicos no óleo essencial do capim citronela. Os compostos majoritários foram o trans-?-geraniol, o citronelal e o ?-citronelol. Os resultados obtidos permitem estimar uma produtividade de 79,20 Kg ha-1 de óleo volátil para o tratamento com adubação e 64,45 Kg ha-1 para o tratamento sem adubação. No primeiro tratamento obteve-se um menor teor de óleo e uma maior produção de biomassa, resultando em uma maior produção de óleo essencial por hectare.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem proposto e objetivo. Adoraria se avaliasse o meu na linha de bioecologia. Saudações. Fábio

Parabéns aos autores! O trabalho está muito bem escrito. Tema bastante interessante.

Foto do Usuário Luana De Carvalho Catelan 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante, apto para publicação, com resultados muito bem ilustrados e discutidos. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Lucas Kevin De Andrade Cruz 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho, tema interessante, muito bem escrito e elaborado. Seria interessante ter apresentado os resultados da análise química do húmus utilizado no experimento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.