A RELAÇÃO ENTRE OS GASTOS PÚBLICOS E O PRODUTO INTERNO BRUTO NOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES NO ANO DE 2016

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 184


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

André Luís Bertassi , Luiz Gustavo Camarano Nazareth , Eduardo Vieira Do Prado , Mario Sergio De Almeida , Roberto Do Nascimento Ferreira , Ana Carolyna Monteiro

ABSTRACT
Na área pública, é de extrema importância que os gastos sejam alocados de forma a se obter o melhor resultado possível. Para muitos autores, uma gestão eficiente dos gastos públicos é capaz de promover o crescimento econômico de um município, estado ou país. Um gasto público pode ser classificado, de acordo com o seu impacto no crescimento econômico, em produtivo ou improdutivo. O objetivo deste trabalho foi verificar se há relação entre os gastos públicos considerados produtivos e o PIB dos municípios da Mesorregião do Campo das Vertentes no ano de 2016. A análise foi feita por meio de duas abordagens: verificar se há relação entre os municípios com os maiores PIB’s e os municípios com os maiores gastos produtivos e verificar se há relação entre os municípios com os maiores PIB’s e os municípios com os maiores percentuais de participação dos gastos produtivos na despesa liquidada total. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se que não houve uma forte relação entre as despesas consideradas produtivas e o PIB nos municípios estudados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vagner Luis Bazzanello 09-02-2021 09:50:35

O artigo nos traz uma temática interessante, porém deixa a desejar na sua bibliografia desatualizada em alguns aspectos.

Foto do Usuário Aline Beatriz Schuh 09-02-2021 09:50:35

O tema abordado é muito relevante, principalmente devido a atual dificuldade financeira que muitos municípios brasileiros enfrentam. Uma análise estatística enriqueceria ainda mais o trabalho, bem como uma análise longitudinal.

Foto do Usuário Ladislau Junio De Resende Melo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito interessante e relevante junto a atual conjuntura econômica brasileira. Os recursos públicos devem sempre ser bem aplicados, esse trabalho mostrou como os municípios da região tem feito isso.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.