MATRIZ SWOT E FORÇAS DE PORTER COMO FERRAMENTAS ESTRÁTEGICAS: UM ESTUDO EM UMA MICROEMPRESA MINEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 263


Certificado de publicação:
Certificado de Reginaldo Adriano de Souza
Certificado de Reginaldo Adriano de Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Glaucio Luciano Araujo , Celsa Maria Laignier Dias Ribeiro Da Silva , Reginaldo Adriano De Souza , Marcelus Xavier Oliveira , Lilian Beatriz Ferreira Longo

ABSTRACT
A pesquisa realizada em uma empresa de produtos e tintas automotivas, teve o objetivo principal traçar o modelo das cinco forças competitivas de Porter, buscando um auxílio para o entendimento do ambiente competitivo, e efetuar uma análise da matriz SWOT  evidenciando as forças e fraquezas no ambiente interno, bem como oportunidades e ameaças no ambiente externo. O método utilizado para elaboração dessa pesquisa se deu com abordagem qualitativa e quantitativa para a coleta de dados, desenvolvendo conclusões mais precisas e focadas. Foi realizada uma coleta de dados em forma de questionários para que os clientes pudessem classificar a forma de satisfação em vários quesitos, onde foi apontado satisfação com a empresa, preços e formas de pagamentos, como classificam os produtos. Também foi aplicada uma entrevista ao gestor da empresa a fim de relacionar os resultados obtidos e elaborar as análises ambientais. Foi verificado que o gestor não tem um real conhecimento da situação da sua empresa, sugerindo que a empresa passe por um processo de profissionalização e de uma consultoria para auxiliar no processo. 
Palavras-chave: Análise SWOT. Estratégias. Microempreendedor. Cinco Forças Competitivas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cicera Thamyres Ferreira De Luna 09-02-2021 09:50:35

No geral, o trabalho foi muito bem elaborado. Pontos importantes foram levados em consideração, uma vez que, esse estudo é de extrema importância para o sucesso das empresas.

Foto do Usuário Letícia Nascimento Ossola 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e bem contextualizado, apesar de direcionado ao nicho especifico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.