ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO TRADE MARKETING EM UMA DISTRIBUIDORA MINEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 228


Certificado de participação:
Certificado de Reginaldo Adriano de Souza

Certificado de publicação:
Certificado de Reginaldo Adriano de Souza
Certificado de Reginaldo Adriano de Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Reginaldo Adriano De Souza , Luana Cristina Venâncio Rocha , Anandy Kassis De Faria Alvim-Hannas , Luiz Gustavo Leite Souza , Marcelus Xavier Oliveira

ABSTRACT
Os avanços nos serviços de marketing têm sido constantes, a busca por profissionais capacitados e por estratégias que acompanham essas evoluções é cada vez mais necessária. O fato do aumento do poder de decisão do consumidor final frente ao grande número de empresas no mercado favoreceu a busca por ferramentas que melhorem os processos de distribuição e que se combinadas às estratégias de marketing, conseguem atingir aos clientes de maneira satisfatória. Uma dessas ferramentas é a do Trade Marketing, que lida com diversos processos e não está ligada somente às vendas, dessa maneira ela engloba etapas que vão desde a fabricação de produtos, seu desenvolvimento e colocação no mercado até o relacionamento com o cliente. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de conhecer e entender qual a importância da ferramenta de Trade Marketing para os serviços de distribuição. Para isso foi desenvolvido um estudo de caso com aplicação de dois questionários estruturados com perguntas qualitativas e quantitativas junto aos fornecedores e clientes de uma distribuidora localizada em uma cidade mineira. A partir das respostas encontradas evidenciou-se que o trade marketing é uma ferramenta muito importante e que está relativamente ligado aos processos de logística e distribuição e que por isso tem uma representatividade muito grande nos serviços de distribuição.
Palavras-chave: Marketing. Trade Marketing. Logística. Distribuição. Cliente. Fornecedor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Diego Alves Jacob 09-02-2021 09:50:35

A temática é relevante para o meio acadêmico. Todo objetivo precisa começar com verbo, não basta falar que objetivo é responder ao problema já citado anteriormente, visto que, problemática é uma pergunta enquanto o objetivo é uma afirmação. Mmetodologia bem explicada e estruturada. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Pablo Marlon Medeiros Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz uma temática interessante e atual. Destaco algumas limitações que precisam ser revistas e refletidas a fim de melhorarem para a aprovação em uma revista: 1) inicialmente, uma correção na pontuação é bem-vinda. Em alguns momentos em que sera adequado utilizar o ponto e vírgula ou ponto final, os autores exageraram no uso da vírgula. Rever direitinho essa questão pode melhorar bastante a leitura por parte do leitor; 2) o trabalho carece bastante de artigos mais atuais e internacionais. Pesquisas dos últimos cinco anos tornarão o trabalho, consequentemente, atual também, permitindo aos autores entender o que há de mais novo nos estudos voltados à temática e enriquecerem o trabalho; 3) Gostei de metodologia do trabalho e dos métodos empregados para a consecução do objetivo. Entretanto, os autores falharam em não mostrarem na presente seção quais seriam as técnicas de tratamento de dados utilizados. Percebi apenas ao olhar para os resultados que seria usado estatística descritiva, que alerto não ser suficiente para um olhar mais aprofundado a respeito do tema. Sugiro que os autores utilizem um instrumento validado estatisticamente e analisem seus dados por meio de estatísticas inferenciais que venham a dar peso no trabalho; No mais, parabenizo os autores pelo bom trabalho realizado e agradeço a oportunidade de considerá-lo para publicação no evento.

Foto do Usuário Lilian Beatriz Ferreira Longo 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante para área e trata-se de um tema muito atual. A leitura é fácil, necessitando apenas de pequenos ajustes. Sugiro uma análise mais detalhada dos dados e utilização de referências mais recentes. No mais, parabenizo os autores pelo ótimo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.