ANÁLISE DA ESTACIONALIDADE E HEDGE DO BOI GORDO NO MERCADO FUTURO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 233


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Arthur Santos De Araújo , Itiberê Saldanha Silva , Flávio Borges Botelho Filho

ABSTRACT
A engorda do boi gordo, por meio de confinamento tem crescido no Brasil no últimos anos. Há várias razões para isso. Este trabalho, por meio de duas simulações, teve como objetivo estimar se os produtores em 2016 tiveram lucro no uso da estacionalidade para obter melhores preços, e se produtores que realizaram o hedge obtiveram vantagens através da comparação de seu lucro líquido e seus indicadores de lucratividade e rentabilidade. Como metodologia, foram utilizados aspectos que afetam o preço final do boi gordo: o boi magro, o custo de produção de uma arroba (@) de carcaça - os juros de capital investido. Seguido pela avaliação do lucro, indicador de lucratividade e rentabilidade. Os resultados encontrados demonstram que os produtor produtores que conduziram todo seu sistema somente pelo mercado físico (SPOT) que tiveram lucro de R$ 56,52/@. E para aqueles fizeram o hedge, e ''travaram'' o preço em julho, fixando o preço esperado em julho para outubro no mercado de futuros obtiveram um lucro de 103,26/@, indicador de lucratividade de 11,08% e indicador de rentabilidade de 12,46%, quase o dobro em relação aos que não utilizaram essa ferramenta.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe Kupka Feliciano 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito bem produzido, possui uma sequência lógica apresentada. A leitura possui uma fluidez que facilita o entendimento do conteúdo apresentado. Seus resultados são relevantes para a área de estudo.

Foto do Usuário Maria Clara De Figuerêdo Galiano 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho! Gostei dos gráficos que o compõem, facilita a compreensão quando comparamos dados. Parabéns!

Foto do Usuário Jorge Andre Briza 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e a leitura apresenta excelente fluidez, as tabelas facilitam o entendimento das análises e a conclusão é objetiva

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.