Estimativa do teor de água disponível em Argissolos, Nitossolos, Cambissolos e Neossolos Quartzarênicos a partir do teor de argila do solo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 212


Certificado de participação:
Certificado de Aline Alves Amaral

Certificado de publicação:
Certificado de Aline Alves Amaral

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Alves Amaral , Luiz Marcelo Aguiar Sans

ABSTRACT
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma função para estimar o teor de água disponível a partir do teor de argila para os tipos de solo: Neossolo Quartzarênico, Nitossolo, Argissolo, e Cambissolos do Brasil Central. Foram desenvolvidas equações de regressão cujos resultados mostram ser possível estimar, com boa precisão, o teor de água disponível a partir de funções utilizando do teor de argila do solo. Considerando que o conjunto de dados disponibilizados para o presente trabalho foi relativamente pequeno, acredita-se ser necessário desenvolver um novo estudo utilizando, além de maior número de pedons, informações de outros parâmetros que influenciam na retenção de água do solo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luisa Natalia Parra Sierra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem elaborado, relevante e de contribuição para a área da ciência do solo.

Foto do Usuário Victor Manoel Pereira De Andrade 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem elaborado, é notório o estudo da pesquisa. Porém, os parágrafos são muito extensos e redundantes em partes o que trava e dificulta o entendimento. De qualquer forma, o trabalho está muito bom, parabéns.

Foto do Usuário Ariston Da Silva Melo Júnior 09-02-2021 09:50:35

Projeto científico de clara inserção e fundamento científico profundo e importante.

Foto do Usuário Jeane Da Silva Tavares 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante relevante e bem desenvolvido no trabalho. Apenas poderia ser mais breve e mais objetivo em alguns parágrafos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.