artigos
Convibra Conference - PERDA DE MASSA, QUALIDADE VISUAL E TEMPO DE PRATELEIRA DE FRUTOS DE ROMÃ EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TRATAMENTOS.
PERDA DE MASSA, QUALIDADE VISUAL E TEMPO DE PRATELEIRA DE FRUTOS DE ROMÃ EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TRATAMENTOS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 21


Certificado de participação:
Certificado de Gabriel Danilo Shimizu

Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Danilo Shimizu

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Danilo Shimizu , Luana Tainá Machado Ribeiro , Jean Carlo Baudraz De Paula , Maíra Tiaki Higuchi , Walter Aparecido Ribeiro Júnior , Lara Marie Guanais Santos , Rodrigo Yudi Palhaci Marubayashi

ABSTRACT
A pós-colheita de frutos de romã é um dos maiores gargalos da cultura no Brasil, sobretudo devido à escassez da cadeia de frio. Assim, estudar alternativas que possibilitem reduzir essas perdas se torna necessário. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar diferentes tratamentos em pós-colheita e sua influência na perda de massa, qualidade visual e no tempo de prateleira de frutos de romã armazenados em temperatura ambiente. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2 + 1, no qual o primeiro fator é o produto utilizado (cera de carnaúba 6% e hipoclorito de sódio 1%); o segundo fator é o local de aplicação (externo: em toda a parte exposta do fruto; interno + externo: em toda a parte exposta do fruto e dentro da coroa) e a testemunha sem aplicação. Foi utilizado quatro repetições (frutos) por tratamento. As variáveis analisadas foram a perda de massa, o tempo de prateleira e a qualidade visual dos frutos. O tratamento com a cera de carnaúba apresentou menores valores de perda de massa ao longo do tempo quando comparado com os demais tratamentos, com índice de perda de massa de 19,92. Além disso, também apresentou menor perda da qualidade visual. Todavia, a aplicação sobre a coroa reduziu significativamente o tempo de prateleira. Pode-se concluir que a cera aplicada sobre a casca, apresenta resultados promissores na manutenção da qualidade dos frutos em pós-colheita.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alessandro Bandeira Dalbianco 09-02-2021 12:50:35

O trabalho ficou muito bom, dados relevantes de uma cultura que é pouco estudada, agregando para a literatura. Na minha opinião, o título poderia ficar menor e mais objetivo, e a legenda dos gráficos poderiam ficar maiores e mais claras, para um melhor entendimento do leitor.

Foto do Usuário Silas Mian Alves 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito relevante, visto que a qualidade pós-colheita de frutos é um fator importante para intenção de compra do consumidor. Parabéns, trabalho bem escrito e ilustrativo.

Foto do Usuário Elma Machado Ataíde 09-02-2021 12:50:35

O potencial desta superfruta para a saúde tem aumentado o consumo. O título do trabalho poderia melhorar, os autores mencionam fruto e romã = fruto, assim como citar os tratamentos. Na metodologia, a seleção dos frutos do experimento foi apenas o peso (g), mas é importante determinar a maturação do fruto.

Foto do Usuário Anyela Rojas-molina 09-02-2021 12:50:35

Foi um trabalho bem escrito, e deixa ideias para novos trabalhos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.