ERROS E DESEMPENHO DE EQUAÇÕES PARA ESTIMATIVA DA PRESSÃO ATUAL DE VAPOR EM CLIMAS BRASILEIROS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 220


Certificado de publicação:
Certificado de Aline Aparecida Dos Santos

Certificado de participação:
Certificado de Aline Aparecida Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Aparecida Dos Santos , Jorge Luiz Moretti De Souza , Stefanie Lais Kreutz Rosa

ABSTRACT
Teve-se por objetivo no presente trabalho analisar os erros e desempenho de equações utilizadas para estimar a pressão atual de vapor (ea) horária para algumas regiões e tipos climáticos Brasileiros (Af, Am, Aw, Bsh, Cfa, Cfb, Cwa e Cwb). Quatro equações para o cálculo da ea foram testadas, sendo considerado padrão o método que estima a ea com uso da umidade relativa (UR). Foram utilizadas séries de dados climáticos de oito estações meteorológicas automáticas, obtidas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), compreendendo período entre de12 de dezembro de 2018 e 11 de dezembro de 2019. Os resultados obtidos com as três equações alternativas foram comparados com a equação padrão por meio do coeficiente de correlação de Pearson (r), coeficiente de determinação (u2), índices concordância (“d”) e desempenho (“c”), erro absoluto médio (MAE), erro quadrado médio (MSE), raiz quadrada do erro quadrado médio (RMSE) e normalização da raiz quadrada do erro quadrado médio (NRMSE). Observou-se que as equações alternativas não foram estatisticamente diferentes da equação padrão nas localidades e tipos climáticos brasileiros, apresentando desempenho “ótimo” nas análises. A escolha da equação para cálculo da ea deve basear-se na disponibilidade e qualidade da série de dados existente no local.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Yohanne Larissa Rita 09-02-2021 09:50:35

Texto original e relevante com mérito técnico e científico. Tema adequado, tratado de modo coerente, que contribui às Ciências do solo.

O trabalho busca observar erros que podem ocorrer com o uso inadequado de modelos matemáticos, principalmente nos parâmetros de entrada dos modelos. A estimativa final de determinadas componentes podem ter erros muito altos caso os dados iniciais não seja

Foto do Usuário Gabriely Vitoria Matias Alves 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito e contribui com o tema proposto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.