COOPERTREZE: O DESENVOLVIMENTO RURAL DA COLÔNIA TREZE PELA REFORMA AGRÁRIA E COOPERATIVISMO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 265


Certificado de publicação:
Certificado de Laisa de Souza Gois

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laisa De Souza Gois , Wadson De Menezes Santos , Larissa De Souza Gois

ABSTRACT
O cooperativismo é uma forma de organização social em que pessoas com o mesmo proposito se unem em buscar do bem comum. O objetivo da pesquisa foi analisar o contexto histórico e desenvolvimentista do povoado Colônia Treze – Lagarto/SE, através da Cooperativa Mista de Agricultores do Treze Ltda – COOPERTREZE.  O estudo foi desenvolvido pela aplicação de questionários semiestruturados a moradores cooperados, revisão bibliográfica e levantamento documental da cooperativa. Os relatos trazem informações sobre a atuação e contribuição para o progresso do povoado através da COOPERTREZE. O cooperativismo surgiu na Colônia Treze após diversas tentativas de povoamento, que com a criação da COOPERTREZE garantiu aos moradores condições dignas de sobrevivência no meio rural, por meio da reforma agrária, financiamentos agrícolas e serviços assistências aos cooperados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Junior Miranda Scheuer 09-02-2021 09:50:35

O artigo contribui para os estudos sobre o cooperativismo, em particular para a região sergipana. Além do contexto histórico de relevância ao patrimônio público, tomo a liberdade de indagar quantas pessoas foram entrevistadas? Qual a relação com o desenvolvimento rural? Como ocorreu o processo de transformação socioeconômica? Quais políticas foram desenvolvidas para a reforma agrária?

Foto do Usuário Eliane Maria Kolchinski 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, aborda uma temática de grande relevância. Sugere-se uma revisão ortográfica do texto e na estruturação das frases. No trabalho comenta que ao longo do período, o modelo cooperativo trouxe diversos avanços para a comunidade. Nos últimos anos, qual a sua contribuição no desenvolvimento econômico e social local?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.