Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Sua Influência na Educação Permanente em Saúde: Uma Revisão Integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 358


Certificado de publicação:
Certificado de Milene Arlinda De Lima Mendes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Milene Arlinda De Lima Mendes

ABSTRACT
O presente estudo objetiva analisar a produção científica que trate da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel nos processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) promovidos para os profissionais de saúde, a partir de uma revisão integrativa de literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado via Internet, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de fevereiro a março de 2022. Para a indicação das palavras-chaves foi consultado os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), escolhendo-se os descritores controlados “Educação Permanente” e “Aprendizagem Baseada na Experiência”. Optou-se ainda, pela utilização de um descritor não controlado, “Aprendizagem Significativa”, não sendo possível encontrar o descritor exato do objeto do estudo. Julga-se que os objetivos levantados foram alcançados, logo vislumbra-se que esse estudo possa encadear novas pesquisas sobre a aprendizagem significativa e a sua relação com a EPS.

Palavras-chave: Educação permanente. Aprendizagem baseada na experiência. Aprendizagem significativa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cristina Sabbo Da Costa 25-11-2022 15:10:54

Como educadora tenho muito apreço por esta abordagem. As campanhas de saúde precisam sair desta lógica unilateral e partir para uma estratégia participativa de construção do conhecimento, como descrita pelos autores da aprendizagem significativa, onde o indivíduo é proativo nas questões relacionadas a tomada de decisões em prol da qualidade de saúde. Parabéns pelo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.