Planejamento Estratégico Aplicado Ao Setor Público: o Caso de Uma Subsecretaria do Ministério da Saúde

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Gestão de serviços de saúde;

Acessos neste artigo: 324


Certificado de publicação:
Certificado de Amanda Camargo Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Manuela Coelho Perez , Lucas Dos Santos Matos , Monique Regina Bayestorff Duarte , Amanda Camargo Da Silva , Mônica Beppler Kist , Hans Michael Van Bellen , Fernando Richartz , Igor Simões Ferreira Da Silva

ABSTRACT
Este artigo possui como objetivo construir um modelo de planejamento estratégico para uma unidade do setor público - a Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde - de modo que permita aos seus administradores o controle e a avaliação dos seus processos de trabalho e possibilite a gestão integrada de suas coordenações-gerais, observando o alinhamento do seu planejamento superior. Trata-se da aplicação do ciclo de planejamento estratégico baseado na consolidação da literatura aplicada ao setor público em um fluxo de seis etapas. De abordagem qualitativa, refere-se a um estudo de caso e pesquisa-ação, no qual os pesquisadores assumiram o papel de facilitadores do processo junto à equipe de gestores da unidade pesquisada. Além da missão, visão, valores e análise de ambiente, elaborou-se um planejamento estratégico composto por 11 objetivos e um conjunto de 70 ações e indicadores estratégicos com vigência até o ano de 2023.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cristina Sabbo Da Costa 22-11-2022 09:31:23

Ótimo Trabalho. Sugere-se incluir discussão sobre a importância do planejamento estratégico nos serviços de saúde a partir do diálogo com este artigo sugerido a seguir (https://www.scielo.br/j/prod/a/pCwYWXkFS6NyL3FYC8FwxWw/) e ainda inclusão da bibliografia de Carlos Mattos, grande autor nesta linha de planejamento.

Foto do Usuário Sheila Mostefaga 29-11-2022 21:11:59

Ótimo trabalho, acredito que será de extrema relevância para futuras pesquisas. Concordo sobre incluir a importância do planejamento estratégico

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.