Arrecadação de Icms Ecológico Sob a Perspectiva das Unidades de Conservação: Estudo de Caso no Município de Sapucaia/ Rj

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Administração Ambiental;

Acessos neste artigo: 297


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jonas Da Silva Torres França , Julianne Alvim Milward De Azevedo

ABSTRACT
O ICMS Ecológico (ICMS-E) representa um importante instrumento extrafiscal que visa à conservação ambiental, influenciando a ação de municípios que buscam um aumento de sua receita, auxiliando no desenvolvimento de políticas que visam a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho residiu no exame da evolução da arrecadação de ICMS-E sob a perspectiva de contribuição das Unidades de Conservação (UCs), para o cálculo desse incentivo fiscal recebido pelo município de Sapucaia, do estado do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2020. O estudo quanto aos fins possui caráter descritivo e explicativo. Quanto aos meios, a pesquisa foi bibliográfica, documental, de campo, além de ser um estudo de caso. Observou-se que o município se destaca pelo seu desempenho na arrecadação de ICMS-E ao longo do tempo, apresentando resultados expressivos no recebimento dos valores desse recurso, com destaque no que tange às UCs. Entretanto, constatou-se a utilização inadequada da estrutura física dessas áreas protegidas.  Daí faz-se pertinente a alocação desses recursos visando à aplicação de forma efetiva das estratégias de gestão em suas UCs.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.